NOTÍCIAS

Saúde | 09.09.15 - 10h01

Padaria e supermercados são interditados em inspeção da Vigilância Sanitária

img_alt

Ao todo, foram apreendidos 353kg de produtos impróprios para o consumo. (Foto: Cortesia)

 

A Padaria e Lanchonete Deus é Fiel, localizada na Linha do Tiro, foi interditada na manhã desta terça-feira (8) depois de inspeção que envolveu Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife, Ministério Público, Procon-PE, Delegacia do Consumidor e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). O Mercadinho X8 e o Supermercado do Galego, que ficam em Beberibe, também foram autuados. Ao todo, foram apreendidos 353kg de produtos impróprios para o consumo, entre eles queijos, presuntos, pães, salgados, bolos e biscoitos.

No estabelecimento interditado, os fiscais encontraram produtos vencidos, sem informações de procedência e equipamentos deteriorados. Além disso, as condições de higiene no local eram precárias, atraindo ratos e baratas. O proprietário da padaria chegou a ser levado pela Delegacia do Consumidor.

O setor de frios e o frigorífico do Mercadinho X8, em Beberibe, tiveram o funcionamento suspenso pelos órgãos. No local, também foram encontradas irregularidades trabalhistas. Cerca de 30 funcionários dormiam num cômodo em condições insalubres. “O supermercado foi autuado, notificado e foi dado um prazo de 24h para o responsável regularizar a situação, garantindo a saúde do trabalhador”, explicou a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Adeílza Ferraz.

No Supermercado do Galego, os técnicos da Visa recolheram Naftalina da prateleira. O produto é usado como veneno contra insetos e a comercialização é proibida por conter substâncias prejudiciais à saúde. Os estabelecimentos foram autuados e deverão responder a processo administrativo-sanitário, que pode resultar em multa cujo valor varia entre R$ 40 e R$ 400 mil.