NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.11 - 18h32

Fluidez marca primeiro dia útil da liberação das alças do Capitão Temudo

Novo binário em Boa Viagem também apresenta circulação sem transtornos. Motoristas já estão assimilando as mudanças e novidades

[caption id="attachment_6831" align="alignright" width="334" caption="Carlos Oliveira"][/caption]



Esta segunda-feira (10), primeiro dia útil após a liberação das alças do Viaduto Capitão Temudo foi de movimentação tranquila. Os dois trechos foram abertos para a circulação de veículos desde o último sábado (08), pelo prefeito João da Costa. Com a ação, ficou mais fácil o deslocamento dos condutores que estiverem seguindo pelo Viaduto Capitão Temudo nos dois sentidos da estrutura.

Com liberação, os motoristas que estiverem vindo no sentido Olinda/Boa Viagem podem pegar a alça à direita, acessando a Rua Imperial e se deslocar sentido Afogados e Imbiribeira. Com isso, não será mais necessário entrar pelo Coque ou seguir até o bairro do Cabanga para acessar a via através da Avenida Sul. Já os condutores que estiverem no Viaduto Capitão Temudo no sentido Boa Viagem/Olinda, poderão utilizar a alça localizada à direita e chegar até a Rua Lourenço da Silva e, na sequência, pegar a Rua Imperial.

A liberação das alças concluiu o processo de alargamento do viaduto, que teve sua largura expandida dos 14m para 28m passando a contar mais duas faixas de rolamento, contabilizando quatro faixas, em cada sentido. Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, o alargamento do Capitão Temudo se insere dentro da preparação da Prefeitura do Recife para a Copa do Mundo de 2014, já que a obra se ligará as intervenções da Via Mangue.

Binário em Boa Viagem – Também esta segunda (10) foi o primeiro dia útil do novo binário no bairro de Boa Viagem, utilizando as ruas Francisco da Cunha e Ministro Nelson Hungria. A intervenção na área visa garantir maior fluidez no entorno, principalmente nas imediações de dois grandes colégios particulares. Além disso, as modificações na circulação de algumas vias possibilitou a criação de uma rota alternativa de acesso à Imbiribeira e ao Ipsep, desafogando o trânsito na pista oeste da Av. Domingos Ferreira, no trecho compreendido entre as ruas José Maria de Miranda e Antônio Falcão.

Os condutores estão se acostumando com as mudanças e verificando as melhorias no trânsito nessa área. Reforçamos o número de agentes de trânsito com o objetivo de orientar e de coibir irregularidades, visto que proibimos o estacionamento em alguns pontos para facilitar o fluxo dos veículos. Os moradores também estão reconhecendo que as foram positivas”, afirmou a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa. A fiscalização nas vias está sendo feita por batedores e também por viaturas da CTTU.

A principal alteração foi a transformação da Rua Francisco da Cunha em mão única, em toda sua extensão, no sentido Boa Viagem/Pina. Para permitir a formação do binário, ficou permitida a mão dupla da Rua Professor Eduardo Wanderley, somente no trecho entre Aviador Severiano Lins até a ligação com a Nelson Hungria. O projeto do binário contemplou um reforço na sinalização horizontal e vertical, além de novas placas de regulamentação, orientação e destino.