NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.13 - 18h08

Portal da Transparência do Recife completa seis meses com grande participação da sociedade

[caption id="attachment_39440" align="alignleft" width="683"] Nos primeiros 180 dias de funcionamento foram registradas mais de 43 mil visitas.[/caption]

O Portal da Transparência da Prefeitura do Recife completou seis meses de implantação. A Controladoria Geral do Município, órgão que administra o site, comemora o sucesso da parceria gestão/população. O interesse da sociedade na participação conjunta com a gestão é evidenciado na quantidade de acesso ao Portal da Transparência. Foram registradas mais de 43 mil visitas e mais de 285 mil páginas visualizadas nos primeiros 180 dias de funcionamento.

Os números revelam o interesse da sociedade nas informações disponibilizadas pela Prefeitura e a facilidade de acesso a elas. Dentre os temas mais pesquisados, destacam-se licitações, despesas, receitas e servidores, seguidos pelas informações relativas a contratos, convênios e planejamento orçamentário.

A atual gestão tratou de correr para cumprir a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Desta forma, o Recife abriu suas “portas” à população, disponibilizando todos os gastos públicos em tempo real, assim como valores arrecadados, suas metas orçamentárias, convênios, contratos, dados contábeis e demonstrativos fiscais.

Roberto Arraes, Controlador Geral do Recife, ressalta o porquê de se comemorar os números dos primeiros seis meses do Portal. “A Transparência é fundamental para a ampliação do Controle Social. O Portal da Transparência, nesse sentido, tem sido forte aliado da sociedade e de seus órgãos de controle, disponibilizando informações importantes, atualizadas e de fácil acesso”, explicou.

“Dessa forma, a disponibilidade desses dados, além de fomentar o controle social da gestão estreita laços entre cidadãos e governo e possibilita melhoria na qualidade dos gastos públicos, no combate à corrupção e nos resultados da Administração Pública”, pontuou Roberto Arraes.

A participação social no portal da transparência recifense tem sido notória em todos os aspectos. Sabe-se que a prestação de contas ofertada à sociedade é veiculada de forma ativa e passiva, dessa forma, a disponibilização de informações no Portal alcança duas esferas: dados previamente fornecidos independente de solicitações (transparência ativa) e informações específicas respondidas particularmente ao cidadão solicitante (transparência passiva).

No que diz respeito à transparência passiva, os números já ultrapassam 140 pedidos de informação, distribuídos nas diversas áreas de atuação da Prefeitura, como saúde, mobilidade, controle urbano, educação, turismo e outras. Os pedidos são feitos de forma online, e respondidos num prazo de 20 dias, também de forma online; em alguns casos, documentos são digitalizados e repassados ao internauta. Tudo de maneira simples e rápida, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas da sociedade.

A Prefeitura do Recife, atenta aos anseios e expectativas sociais quanto ao acesso às informações, continua buscando excelência em seus instrumentos de transparência. O aprimoramento contínuo é fundamental nesse processo, assim foram realizados investimentos na área de dados abertos e pretende-se ainda criar um ambiente com liberdade na formulação de consultas pelos usuários. Novos patamares no que concerne à transparência da gestão serão sempre almejados pela administração.