Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 10.10.17 - 14h48

Simulação de Defesa Civil mobilizou alunos da escola pública na zona norte do Recife

img_alt

Ação teve o objetivo de repassar noções de primeiros socorros e evasão em casos de acidentes (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Uma aula diferente mobilizou, na manhã de hoje, mais de 260 alunos, professores e gestores da Escola Municipal São Cristóvão, no Brejo da Guabiraba, bairro da Macaxeira. A Defesa Civil do Recife, com apoio do SAMU e CTTU realizou o 2º Simulado para Prevenção de Desastres. Durante a ação, houve a simulação de um incêndio de médias proporções, combate às chamas, socorro às vítimas e aplicação de técnicas de evasão segura em casos de acidentes.

Organizado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, o evento simulou um incêndio em ambiente escolar, provocando a retirada segura dos alunos das salas de aula, bem como dos servidores e demais professores, após um aviso sonoro. A aplicação correta dos procedimentos de evasão foi repassada aos participantes, que deixaram as salas de aula logo após o toque de emergência.

Alunos simularam desmaios por conta da aspiração de fumaça. Outros jovens representaram ferimentos e receberam os primeiros socorros dos colegas. Equipes do SAMU "socorreram" as "vitimas". Os demais estudantes, depois da evasão, aguardaram as instruções na quadra.

Segundo o secretário Executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, esse tipo de procedimento é extremamente necessário, pois mobiliza os jovens em ações que visam a segurança da coletividade. " O treinamento se mostrou eficaz. Os jovens aprenderam e aplicaram todas as técnicas que foram repassadas pelo nosso pessoal", disse.

Mais de 80 profissionais da Defesa Civil, SAMU e CTTU participaram do exercício realizado na escola. Essa simulação foi realizada em alusão à Semana Nacional para Prevenção de Acidentes, que acontece todos os anos no mês de outubro.