Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 10.10.22 - 07h22

Sexta edição do Viva Guararapes promoveu brincadeiras, arte e cultura em homenagem às crianças

img_alt

Em edição Especial das Crianças, o Viva Guararapes ofereceu shows, brincadeiras e práticas esportivas no centro do Recife neste domingo (9). (Foto: Dondinho/PCR)

Música, brincadeira, esporte, saúde, cidadania. O Viva Guararapes Especial das Crianças teve tudo isso e encheu o centro do Recife de vida, cores e celebração. Quem levou os filhos para a Avenida Guararapes neste domingo (9) garantiu a diversão da família, gratuitamente, com a sexta edição do evento e uma extensa programação dividida em 14 polos. Entre as opções de brincadeiras, os pequenos puderam curtir carrossel, pula-pula, cama elástica e bola de sabão. Teve quem escolhesse empinar pipa, andar de patins, jogar vôlei, dançar, pintar, praticar ioga, curtir um show e muito mais. A proposta da Prefeitura do Recife de promover a convivência entre as pessoas no centro da cidade, por meio da arte e dos esportes, foi cumprida mais uma vez.

 

A coordenadora comercial, Edivânia Lima, de 39 anos, participou pela primeira vez do Viva Guararapes, com o marido e o filho Heitor, de 3 anos, e prometeu voltar mais vezes. “É um momento único para as crianças, é uma oportunidade de diversão e de curtir e ser criança mesmo. Já vimos as bolas, pintura, pula-pula, trenzinho e agora ele está aqui num espaço pintando. Vamos voltar nas próximas edições, gostamos da interação com outras crianças e outras famílias”, afirmou ela.

 

A dona de casa Tatiane Maria Gabriel, de 43 anos, curtiu o Viva Guararapes com o marido e as três filhas neste domingo. “Vim com o meu marido Bruno Sérgio, a minha filha Sofia, de 13 anos, e as duas filhas gêmeas, de 11 anos, Sara e Sabrina. Estou achando muito bom, é a primeira vez que eu venho. Já tiramos fotos, já vimos a feirinha de artesanato onde elas ficaram encantadas, a música também é muito boa. Estou amando”. A filha dela, Sofia, também aprovou a iniciativa. “Eu estou gostando muito, tem muita coisa legal, a gente vai pegar pipa para empinar, ainda vou andar de patins. Também vi uma barraquinha com brinquedos para cachorrinhos”, disse.

 

De acordo com a chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), Ana Paula Vilaça, o Viva Guararapes é resultado de um trabalho que envolve vários atores. “Essa é mais uma realização da Prefeitura do Recife, por meio do Recentro em parceria com várias secretarias e órgãos, promovendo um dia de celebração e comemoração para as crianças. Uma programação especial foi montada com vários polos de animação, apresentações culturais e artísticas, o tradicional polo esportivo, além de muita brincadeira para a criançada. A gente fica muito feliz em trazer de volta as famílias para o centro histórico da nossa cidade”, comentou.

 

Já a secretária de Turismo do Recife, Pâmela Alves, lembrou que a sexta edição do evento tem um polo de brinquedos que promove o desenvolvimento das crianças. “O Viva Guararapes é um sucesso e o Polo Infantil é um sucesso ainda maior. Sempre temos muitas crianças, especialmente, pela manhã. Trazemos várias atrações, brinquedos infláveis e agora também com um novo polo com brinquedos sensoriais e brinquedos educativos que estimulam o equilíbrio, o toque, a confiança. O Viva Guararapes homenageia as crianças, mas dessa vez é um evento completo para elas”. Ela adiantou ainda que esse não será o único evento da Prefeitura voltado para o público infantil em outubro. “A gente está comemorando o Dia das Crianças e esse é o primeiro evento da Prefeitura em celebração às crianças, nós vamos ter mais 12 eventos ao longo do mês. No dia 12, teremos seis festas das crianças pela cidade, e mais dois finais de semana priorizando as comunidades”, finalizou. 

 

Ao longo de cerca de 200 metros de extensão da Avenida Guararapes, a população aproveitou uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, além de feira literária, espaços de economia criativa. No polo Geek teve desfile de cosplay, feira geek, danças com Random Play e Kpop. O Palco Infantil/Sesc contou com a apresentação das cantoras Kelly Benevides, Ilana Ventura, o mágico Rodrigo Lima, Tio Bruninho, Magda Alves e Daiane Rabelo. Grupos de hip hop, breaking, capoeira, percussão e ballet também estiveram nesse polo. 

 

O eletricista Sávio Melo, 34 anos, chegou logo cedo com o filho Bernardo Melo, de 10 anos.  “Está tudo organizado, foi muito bem elaborado. Agora meu filho vai no pula-pula. Eu estudei aqui no centro há um tempo atrás e essa movimentação é uma grande novidade. É uma coisa boa porque movimenta o centro, traz uma sensação de liberdade”, opinou. “Estou gostando muito, vou brincar no escorrega inflável daqui a pouco”, contou Bernardo.

 

O trenzinho Maria Fumaça, partindo da Avenida Marquês de Olinda (bairro do Recife), com destino à  Pracinha do Diario fez sucesso. Neste caso, o tíquete custou R$ 10,00 para quem optou pelo transporte. Muita gente também chegou à Avenida Guararapes de bike, pois a Ciclofaixa de Turismo e Lazer nesse dia teve o percurso alterado para a Rua Nova e o trecho da Avenida Dantas Barreto.

 

Os mais velhos também tiveram vez no Viva Guararapes e usufruíram da feira agroecológica e da troca de mudas e compostos orgânicos no Polo Sustentabilidade. Já no Polo Vinil e Oficinas, teve feirinha de vinil e oficina de turbantes.