NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 10.11.21 - 17h41

Novo Centro de Processamento de Dados da PCR será instalado neste final de semana

Por medida de segurança, os serviços internos e externos oferecidos pela Prefeitura do Recife e que dependem da Internet para funcionar serão suspensos na próxima sexta-feira (12.11). Os sistemas serão religados na manhã da terça-feira (16.11).

A partir das 12h desta sexta-feira (12), a Prefeitura do Recife dará início à mudança e à instalação dos seus equipamentos e sistemas responsáveis pelo processamento de dados e de comunicação, no novo Centro de Processamento de Dados, o Data Center TIER III. Até que a instalação seja concluída, por necessidade para esse tipo de manobra, estarão fora do ar, temporariamente, todos os serviços executados pela Prefeitura, órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, incluindo o acesso ao Aplicativo do Conecta Recife. Os únicos serviços que permanecerão em funcionamento serão: e-SUS (https://sisaps.saude.gov.br/esus/), Recife Vacina (minhavacina.recife.pe.gov.br/) e Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br/login). Já a Nota Fiscal Eletrônica ficará disponível até às 18h desta sexta-feira. O trabalho de migração, chamado de moving e coordenado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), será concluído na terça-feira (16.11).

“O período para a realização do moving foi escolhido de maneira a causar o mínimo de impacto possível ao cidadão e aos nossos servidores municipais nas suas rotinas diárias”, explica Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel. A parada das atividades será necessária para realizar a transferência de todos os equipamentos onde são armazenados os sistemas, dados e aplicativos da Prefeitura do Recife, além dos mais de 300 links e unidades que a Emprel gere. Quando pronto, o novo Datacenter TIER III terá como objetivo oferecer um funcionamento dentro de um ambiente institucionalmente seguro para o armazenamento e fluxo de dados. Além disso, entrará em funcionamento sistemas redundantes, que são estruturas duplicadas e independentes garantindo maior estabilidade dos sistemas a partir de acionamento automático. Importante ressaltar que os serviços emergenciais, como é o caso do SAMU (192), CTTU (0800 081 1078), Defesa Civil (0800 081 3400) e Emlurb (156), continuarão recebendo os chamados normalmente.

“A mudança física de um centro de processamento de dados é sempre uma operação complexa, porque dele dependem todas as conexões dos serviços online que oferecemos a toda estrutura da prefeitura e ao cidadão. Mas essa é uma operação necessária para prestarmos um serviço que venha a imprimir, ao cidadão e aos nossos servidores municipais, ainda mais qualidade e segurança no funcionamento dos nossos sistemas. Vamos executar o serviço com o máximo de segurança e, logo em seguida, teremos ao nosso dispor e à disposição da sociedade a oportunidade de atingirmos um outro nível de qualidade tecnológica”, pontua Bernardo D’Almeida.

O moving será iniciado na sexta-feira (12.11) com a finalização das cópias de segurança e o desligamento dos sistemas. O final de semana e o feriado da Proclamação da República (15.11) serão de muito trabalho para os técnicos que estarão envolvidos com a instalação dos equipamentos no novo Centro de Processamento de Dados. Toda a aparelhagem agora ficará instalada na sede da Prefeitura do Recife e marca a desativação das operações da Emprel no bairro do Bongi. A previsão é que no final da tarde de segunda-feira (15.11) os serviços comecem a ser liberados para funcionamento e que na terça-feira todos os sistemas já estejam restabelecidos.

“Estamos lidando com eletricidade, outro fator de segurança que precisamos levar em consideração. Uma mudança dessa magnitude só pode ocorrer com o desligamento dos equipamentos. Nossa previsão é que em três dias possamos já devolver o funcionamento em quase 100% do acesso aos sistemas para nossos servidores e ao cidadão”, pontua Jorge Pinto, diretor de Infraestrutura de Informática da Emprel, responsável pelo processo de mudança e instalação dos equipamentos no novo Data Center.

A transferência do Data Center, que até então está em funcionamento na antiga sede da Emprel, no Torrões, Zona Oeste da cidade, para o edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife, representa conectividade, continuidade e melhora dos serviços prestados aos cidadãos. Além disso, a mudança também conclui a transição da estrutura da Emprel para um dos maiores e mais bem sucedidos Parques de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do País, o Porto Digital.

DATACENTER TIER III - No início de julho deste ano, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), recebeu seu novo Centro de Processamento de Dados, o Data Center TIER III. No formato de um container, o local tem a função de concentrar os equipamentos e sistemas responsáveis pelo processamento de dados e de comunicação de toda a Prefeitura do Recife, incluindo os órgãos da Administração Indireta. A chegada do container marcou a primeira etapa desta grande mudança e a segunda fase compreende a migração da atual base. O investimento, aplicado com recurso próprio, foi de R$ 4 milhões, conferindo à estrutura do Executivo Municipal mais modernidade e mais segurança aos seus usuários. A estrutura pesa 35 toneladas e mede 26 metros de comprimento.

CTTU - Quanto aos serviços relacionados ao site da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de agendamento de atendimentos para recursos de infrações, transportes e credencial de estacionamento especial, estarão suspensos até o término da operação da Emprel.

Para os registros de boletim de ocorrência para sinistros de trânsito sem vítima, o Bate Pronto, ficará suspenso durante a operação, mas os cidadãos poderão utilizar a Delegacia Online do Governo do Estado. Os serviços essenciais de teleatendimento gratuito e 24h pelo número 0800.081.1078, assim como a operação e fiscalização por 24h e a central de videomonitoramento não serão afetados.