PCR realiza seminário “Mulheres e Resistência: enfrentando à violência contra a mulher”
O seminário faz parte do Projeto Laços: Formação da Rede de Profissionais de Atendimento a Mulher
Por Larissa Rolim
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promoveu, na manhã desta sexta-feira (11), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, o seminário “Mulheres e Resistência: enfrentando à violência contra a mulher”. O encontro fez parte do encerramento do Projeto Laços e continua nesta tarde, até as 17h.
“Conseguimos um público muito interessante, o projeto foi aberto não só para gestores e servidores, mas também pra toda a sociedade. E hoje trouxemos esses seminários para encerrar o projeto, trazendo um olhar diferente da mulher, que é exatamente esse olhar através da arte”, conta Cacilda Medeiros, diretora de Segurança Cidadã.
A primeira palestra foi “Mulheres Negras e Cultura Popular: a resistência no cotidiano”, ministrada pela professora, pesquisadora e advogada do Observatório Negro, Ana Paula Maravalho. “Viemos mostrar uma referência diferente do que significa a resistência feminina, centrando não só na luta histórica das mulheres negras, mas na construção de uma cultura de paz que é feita no cotidiano”, explica.
Após o intervalo, encerrando as atividades da manhã, houve a palestra “Interfaces: arte, autonomia e empoderamento”, com a poetisa, produtora cultural e advogada de Direitos Humanos, Cida Pedrosa, e a também poetisa e videasta, Mariane Biggio. “Ambas trabalhamos com poesias voltadas para mulher, então trouxemos poesias para um pequeno recital, e apresentar nosso trabalho com o livro de vídeopoesia de Cida, para mostrar a arte enquanto ferramenta de empoderamento, da mulher se apropriar do espaço que é seu”, comenta Mariane Biggio.
Ainda nesta sexta (11), das 14h às 17h, haverá a palestra “Mulheres e resistência: Arpileras da Resistência Política Chilena”, que irá mostrar a arte chilena, a Arpilera, que é uma tradicional e antiga técnica têxtil que serviu como instrumento de denúncias das mulheres durante a Ditadura do Chile. As palestrantes são Robera Herzfeld e Clara Politi.
O credenciamento dos participantes está sendo feito no local, com os jovens que participam do projeto “Juventude Digital”. Ao final do dia será entregue os certificados para os participantes do projeto.
Projeto Laços – É um convênio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Diretos Humanos e Segurança Cidadã, que teve como objetivo a Formação da Rede de Profissionais de Atendimento a Mulher, em convênio com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Iniciado em setembro, o projeto foi realizado no Sindicato da Polícia Federal, desenvolvendo atividades de Direito, abordando assuntos de enfretamento à violência contra a mulher e o tráfico de seres humanos.
Serviço:
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena
Telefone: (81) 3355-5831