NOTÍCIAS

| 11.11.11 - 21h03

Prefeitura do Recife anuncia programação do 14º Festival Recife de Teatro Nacional

Evento apresenta espetáculos nacionais e locais com ingressos a preço popular

[caption id="attachment_9605" align="alignright" width="334" caption="Foto: Divulgação"][/caption]

A magia do teatro invade o Recife neste mês. Durante 13 dias, de 16 a 28 de novembro, acontece o 16º Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN), com 16 espetáculos e 36 apresentações distribuídos nos teatros Hermilo Borba Filho, Santa Isabel, Apolo, Luiz Mendonça, Marco Camarotti e Barreto Júnior. O evento é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura Cidade do Recife. A programação completa foi divulgada na última quinta-feira (10), em coletiva de imprensa, no Teatro Hermilo. Na ocasião, estiverem presentes o secretario de Cultura, Renato L, a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, o gerente de Artes Cênicas, Roberto Lúcio, e o coordenador do festival, Vavá Schön-Paulino.

A XIV edição do FRTN traz como tema o “Desafio Convivencial” e presta uma homenagem ao grupo teatral Vivencial. A curadoria é do jornalista Valmir Santos, que já foi avaliador e crítico do festival em anos anteriores. O grupo teatral Vivencial foi um marco de irreverência e transgressão nos anos 1970 e 1980. Este ano, será a primeira vez que o festival irá prestar homenagem a um grupo de teatro como um todo e não apenas a uma personalidade. “É um prazer para a Fundação de Cultura Cidade do Recife que o festival este ano preste homenagem a um grupo tão importante como o Vivencial, que fez história”, afirmou a presidente da FCCR, Luciana Félix.

O secretário de Cultura, Renato L, reiterou a importância do grupo para o cenário cultural pernambucano. “Conheço bem a história do Vivencial. Atualmente, o cineasta Hilton Lacerda está fazendo um filme sobre o grupo. Acho interessante a semelhança estética do Vivencial com o grupo Dzi Croquetes, que inclusive recebeu do Ministério da Cultura na terça (09) a Ordem do Mérito Cultural. Então, é uma satisfação homenagear o Vivencial este ano no festival”, destacou.

Como acontece todos os anos, o festival lançará publicação com a história do homenageado. O livro “Transgressão em 3 atos: nos Abismos do Vivencial”, de autoria dos jornalistas Alexandre Figueirôa, Cláudio Bezerra e Stella Maris, faz um resgate da história do grupo. O lançamento será no dia 26 de novembro, às 18h, no Espaço de Convivência do Centro Apolo-Hermilo.

O ator Henrique Celibi e as atrizes Suzana Costa e Ivonete Melo, que integraram o grupo Vivencial em diferentes fases, prestigiaram a coletiva e agradeceram pela homenagem. “É um orgulho muito grande receber esta homenagem. É importante que a história do Vivencial seja contada para quem não conheceu e recontada para quem viveu aquela época”, ressaltou Celibi. “Nunca imaginávamos que seríamos homenageados oficialmente. Eu agradeço muito a Prefeitura do Recife”, acrescentou Suzana.

ABERTURA - O 14º Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN) começa na próxima quarta (16), às 21h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Durante a abertura, a plateia vai conferir gratuitamente o espetáculo “O Escuro”, do dramaturgo e diretor Leonardo Moreira, da Cia Hiato (SP). A peça recebeu o Prêmio Estímulo Novos Textos de Dramaturgia para Teatro/Secretaria de Estado de Cultura/SP; além de indicações ao Prêmio Shell 2010 e Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro/CPT 2009.

Mais do que um palco, mais do que um homem escondido atrás de uma fantasia, uma música ou uma poesia, a arte do teatro é para todos. Pensando nisto, o festival apresentará uma programação diversificada com sete companhias nacionais e quatro locais. De acordo com a política de democratização de acesso à cultura, os ingressos para as peças serão vendidos a preço popular único no valor de R$ 5,00 nas bilheterias dos teatros.

Em paralelo aos espetáculos, serão realizadas atividades como lançamento de livros, oficinas e o workshop gratuito sobre Dramaturgia Cúmplice, ministrado pelo Dramaturgo e diretor de teatro Leonardo Moreira e por atores da Cia. Hiato, de São Paulo. Quem quiser saber as novidades do festival pode acompanhar os perfis nas redes socais, no twitter @14frtnc e no facebook Xiv Frtn.

Programação