NOTÍCIAS

Saúde | 11.11.15 - 11h11

​Dia Mundial do Diabetes é comemorado com ações de saúde no Recife

Mais de 29.500 usuários da rede municipal têm diabetes

Em alusão ao Dia Mundial Do Diabetes, comemorado no próximo sábado (14), a Secretaria de Saúde do Recife vai promover ações para lembrar os cuidados de prevenção e de controle da doença. As atividades vão acontecer nesta quinta-feira (12), na sexta-feira (13) e também no dia 19. Na rede municipal de Saúde, atualmente, 29.687 pessoas têm diabetes tipo 2 – o mais comum entre os tipos da doença.

Nesta quinta-feira (12), no Edifício Sede da Prefeitura do Recife, servidores poderão fazer aferição de pressão, teste de glicose e tirar medidas antropométricas. A ação vai acontecer entre 8h30 e 11h30 e vai contar com o auxílio de profissionais do Centro Médico Ermírio de Moraes.

Na sexta-feira (13), entre as 6h30 e as 9h30, professores de Educação Física, do Programa Academia da Cidade vão realizar um aulão, no Parque 13 de Maio. Serviços como aferição de pressão e teste de glicemia também serão oferecidos. A população também receberá materiais educativos com informações sobre como prevenir a doença.

A atividade da quinta-feira (19), que acontecerá no Auditório Capiba, das 13h30 às 15h30, terá como público-alvo os profissionais da Atenção Básica da Rede. Eles vão participar da Oficina de Reciclagem de Diabetes Mellitus e os Fluxos de Tratamento do Paciente Diabético na Cidade do Recife. Participarão da reunião a endocrinologista do Centro Médico Ermírio de Moraes (CMER), Izis Soares, e o diretor médico da unidade, Silvio Paffer.

Assistência – Segundo a Política de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Recife, a cidade conta com 269 Equipes de Saúde da Família para diagnosticar e cuidar dos pacientes e, em caso de necessidade, encaminhar para unidades de maior complexidade, como as policlínicas que estão distribuídas nos distritos sanitários.

A doença – O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O problema acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que 12 milhões de pessoas tenham a doença, sendo que metade delas não sabe disso. Um dos órgãos mais acometidos com diabetes não controlado é o coração, sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de óbito entre os diabéticos. Dois terços dos pacientes diabéticos irão sofrer um infarto ou AVC caso não tenha sua pressão arterial e sua glicose bem controlada.