Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 11.11.22 - 20h47

Orquestra Sinfônica do Recife se apresenta com participação especial de coros e solistas, no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Concerto gratuito, oferecido pela Prefeitura do Recife, será realizado na próxima quarta-feira (16), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com regência do maestro José Renato Accioly. Ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Celebrando acordes nordestinos, a Orquestra Sinfônica do Recife realizará concerto especial na próxima quarta-feira (16), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. A apresentação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, contará com a participação dos coros de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e Opus 2 da UFPE, além do Coro Sinfônico da Faculdade do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, que irá comemorar, na ocasião, seus 60 anos de atividades.

A regência será do maestro José Renato Accioly, que preparou um programa com raízes bem fincadas no solo fértil da música nordestina, composto exclusivamente por peças dos pernambucanos Clóvis Pereira e Mateus Alves. “Eles representam duas gerações da nossa música que, apesar dos 50 anos de diferença cronológica, estão intimamente ligadas pela influência das nossas tradições culturais”, afirma o regente. Participarão ainda do concerto os solistas Virgínia Cavalcanti (Mezzo-soprano) e Douglas Araújo (Tenor).

A primeira obra do programa será a “Suíte Brasil S/A”, de Mateus Alves, músico reconhecido e premiado em todo país, por suas composições ligadas às trilhas sonoras para o cinema brasileiro, com destaque para os filmes Aquarius e Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Brasil S/A, de Marcelo Pedroso. A Suíte Brasil S/A é uma coletânea de cinco peças, escritas em 2014.

Do célebre maestro Clóvis Pereira, “um dos principais compositores de sua geração e, particularmente, do Movimento Armorial”, serão executadas, em seguida, as “Três Peças Nordestinas”, embaladas por alguns dos mais emblemáticos ritmos de todo o Nordeste: maracatu, baião, galope, aboio e caboclinho.

A Orquestra irá se despedir do público tocando a “Grande Missa Nordestina”, também do maestro Clóvis Pereira, considerada a obra de maior extensão e de maior envergadura do Movimento Armorial, surgido na década de 1970, que congregava diversas manifestações artísticas para valorização da cultura, modos e modas do Nordeste.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, a partir das 19h, na bilheteria do teatro. Terá prioridade de acesso quem não conseguiu entrar no concerto anterior e fez um cadastro, informando nome e telefone para contato.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife – Temporada 2022

Data: 16 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h

 

Participações especiais:

Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música

Coro Opus 2 da UFPE

Coro Sinfônico da Faculdade do STBNB

 

Solistas:

Virgínia Cavalcanti (Mezzo-soprano) e Douglas Araújo (Tenor)