Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 14.11.25 - 15h01

Pátio de São Pedro celebra Dia da Consciência Negra com quase 20 atrações

img_alt

De 18 a 21 de novembro, o pátio histórico, que é símbolo da resistência e da cultura de matriz africana, vai se encher de festa e música, com programação gratuita e aberta a todos os públicos. Entre as atrações, irão se apresentar por lá o Maracatu Aurora Africana, o Bloco Afro Daruê Malungo, o Coco dos Pretos, Uana, o grupo africano Kokoko! e os afoxés Afefe Legbará e Ylê de Egba. (Foto: Sandokan Xavier/Seturl)

 

Entre os próximos dias 18 e 21 de novembro, o Pátio de São Pedro vai se encher de acorde e movimento, para celebrar as tradições de matriz africana, que fundaram o imaginário cultural e forjaram a alegria e a esperança do povo brasileiro. Quase 20 atrações, como o Maracatu Aurora Africana, o Bloco Afro Daruê Malungo, o Coco dos Pretos, Uana, o grupo africano Kokoko! e os afoxés Afefe Legbará e Ylê de Egba, irão se apresentar, para comemorar o Dia da Consciência Negra no pátio histórico, que é um dos mais representativos símbolos e redutos do movimento negro recifense

A programação, articulada pelo Movimento Negro Unificado e pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, abre no próximo dia 18, a partir das 18h, com uma edição especial da terça Negra. Até as 23h, irão se apresentar os maracatus Nação Sol Brilhante do Recife e Aurora Africana, Tiguer e A Patota, o Afoxé Filhos de Oxáguiam e o Grupo Dobrando o Couro.

No dia 19, a partir das 19h, o Pátio recebe a programação do Palco Tereza de Benguela, em homenagem à líder quilombola que, nos idos de 1770, liderou a resistência do povo do Quilombo do Piolho, às margens do Rio Guaporé, no atual estado de Mato Grosso. Até as 22h, irão se apresentar o Bloco Afro Daruê Malungo, o Coco dos Pretos, Uana e o duo Kokoko!, de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, que faz uma mistura explosiva de música eletrônica com ritmos ancestrais africanos.

Protagonizada pelo Afoxé Aganju Aséobá e pelo Mago de Tarso, a noite do dia 20 será celebrada em grande estilo, com mais uma edição do Festival de Cultura Negra de Pernambuco, Afrofest, concebido e realizado pela produtora cultural Jadion Helena, com apoio do poder público municipal.

A festa para o povo preto do Recife termina na sexta (21), com o Mercado Afro e grande cortejo, saindo do Pátio do Terço, em direção ao Pátio de São Pedro, para conduzir, simbolicamente, a cidade a um futuro de mais respeito, deferência e reverência às tradições de matriz africana. Participarão do cortejo seis afoxés: Afefé Legbará, Ara Omim, Ylê de Egba, Omo Lufan, Oyá Guerrê e Obá Iroko.

O acesso a toda a programação é gratuito. 

 

PROGRAMAÇÃO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DIA 18/11

Pátio de São Pedro

Terça Negra especial

18h - Maracatu Nação Sol Brilhante do Recife

19h - Maracatu Aurora Africana

20h - Tiguer e A Patota

21h - Afoxé Filhos de Oxáguiam

22h - Grupo Dobrando o Couro

 

 

DIA 19/11

Pátio de São Pedro

Palco Tereza de Benguela

19h - Bloco Afro Daruê Malungo

20h - Coco dos Pretos

21h Uana

22 - Kokoko!

 

 

DIA 20/11

Pátio de São Pedro

AfroFest

18h - Afoxé Aganju Aséobá

20h30 - Mago de Tarso

 

 

DIA 21/11

Pátio de São Pedro

Mercado Afro e Cortejo de Afoxés

14h - DJ Chéu

14h30 - Feira das Mulheres Pretas

15h - Roda de Capoeira

17h20 - DJ Chéu

18h30 - Cortejo dos Afoxés Afefé Legbara, Ara Omim, Ylê de Egba, Omo Lufan, Oyá Guerrê e Obá Iroko

19h30 - Show de Drags

ASSUNTOS: