NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.11 - 15h25

Idosos são alvo de campanha promovida pela Prefeitura

Com o intuito de informar sobre a violência contra as pessoas da terceira idade, o evento foi realizado na Estação Central do Metrô do Recife

Por Kellen Lima

No “Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), promoveu ações educativas e de orientação, na Estação Central do Metrô do Recife, bairro de São José, na manhã desta quarta-feira (15). Os que transitaram pelo local puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas instâncias governamentais e pela sociedade civil organizada.

Segundo dados de 2010, colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11% da população recifense é formada por pessoas da terceira idade. “A partir desta informação devemos pensar em políticas públicas efetivas para o segmento e lembrar que esse crescimento demográfico também implica diretamente no aumento da violência contra o idoso” afirmou a gerente da Pessoa Idosa da SDHSC, Kylvia Martins.

A sensibilização da sociedade civil quanto à importância da temática também foi levantada pelo delegado, Eronildo Ramalho, da Delegacia da Pessoa Idosa, parceira no evento. “É preciso denunciar os casos de maus-tratos e violência, afinal há um estatuto que protege o cidadão da terceira idade e é preciso que todos saibam disso para que possamos combater esse sério problema que existe em nossa sociedade”, afirmou.

Respeito - Transitando pelo local estava Esmeraldino Teotônio de Amorim, 82 anos. O oficial reformado da Marinha ficou contente ao perceber a movimentação e receber o material da campanha. “É bom demais que se lembrem da gente e entendam que ainda fazemos parte da sociedade. Nos últimos tempos acabou-se o respeito pelas pessoas mais velhas e a violência é a pior forma de tratar um ser humano, que chega à velhice e precisa de, no mínimo, dignidade”, enfatizou.

Orientação e parceria - O evento desta quarta-feira, que faz parte da “Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”, contou com um trabalho de orientação à população, realizado pelos técnicos dos organismos parceiros, assim como a distribuição de material educativo e fitas na cor roxa, cuja coloração representa o envelhecimento do ser humano.  Dentre os colaboradores, estavam a Secretaria de Assistência Social do município, INSS, Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ-PE), Associação de Parkinson, Ministério Público e Defensoria Pública de Pernambuco.

A programação alusiva à campanha segue na próxima sexta-feira (17).

Confira a programação:

17 de junho – Ação no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre (Guararapes)
14h - Abertura - Apresentação Cultural (Coco) – Grupo de Idosos Velha Guarda de Areias (Areias)
15h - Recepção dos voos e entrega do informativo impresso
16h – Encerramento – Apresentação Cultural

Clique aqui e conheça o Estatuto do Idoso