Prefeitura do Recife reforça cuidados, direitos e prevenção no Dezembro Vermelho
Com o tema “Direitos e Cuidado: Viver com HIV é Viver com Dignidade”, a campanha ganha reforço da Mostra Cinema Aids, que abre sua 13ª edição no Recife em mobilização realizada pelo Instituto Boa Vista
A Secretaria de Saúde do Recife inicia o Dezembro Vermelho 2025 reafirmando o compromisso de ampliar a prevenção, qualificar o cuidado e assegurar os direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids. Sob o tema Direitos e Cuidado: Viver com HIV é Viver com Dignidade , a programação organizada pela Coordenação da Política de IST, HIV e Hepatites Virais integra ações de saúde, assistência social e direitos humanos, mobilizando toda a cidade para o enfrentamento ao estigma e para a promoção da vida com dignidade.
Reforçando essa mobilização, o Recife será também o palco de abertura da 13ª Mostra Cinema Aids, no dia 1º de dezembro, em uma ação articulada localmente pelo Instituto Boa Vista (IBV). A iniciativa, que celebra os 40 anos da Resposta Governamental Nacional ao HIV e integra o calendário do Dezembro Vermelho, utiliza o cinema como ferramenta de saúde pública, educação e combate ao preconceito, especialmente entre jovens, público estratégico na prevenção combinada. A abertura será no Abrigo Noturno Irmã Dulce, São José, a partir das 19h.
Segundo os dados municipais, 2024 registrou 715 novos casos de HIV e 322 casos de Aids. A análise histórica (2019–2024) mostra avanços importantes: redução de 27,9% nos novos casos de HIV, queda de 11% nas notificações de Aids e diminuição de 14% nos óbitos. O Recife também ampliou a cobertura de testagem no pré-natal (87% em 2024) e elevou o uso de terapia antirretroviral entre gestantes vivendo com HIV, de 78% (2019) para 87% (2024), contribuindo para a redução da transmissão vertical.
Para o coordenador municipal da Política de IST, HIV e Hepatites Virais, Airles Ribeiro, os resultados refletem investimento contínuo e estratégias consolidadas. “Esses avanços mostram que o Recife vem fortalecendo uma rede de cuidado cada vez mais acolhedora, ativa e comprometida em garantir que viver com HIV seja viver com dignidade. Nosso foco é ampliar o acesso, combater o estigma e assegurar direitos em todas as etapas do cuidado”, afirma.
O município tem como pilares a implantação de testes rápidos em 96% das unidades de saúde, a ampliação da testagem extramuros, o Circuito Rápido da Aids Avançada, o programa SAE Além dos Muros, além da expansão do acesso às tecnologias de prevenção combinada, como PrEP e PEP.
PROGRAMAÇÃO DO DEZEMBRO VERMELHO 2025 – RECIFE
Abertura Nacional
13ª Mostra Cinema Aids
1º de dezembro – 19h
Abrigo Noturno Irmã Dulce – Tv. do Gusmão, São José
Filmes: O Cartaz HIV Positivo e Pode Falar: Uma Autoficção
Mobilização local: Instituto Boa Vista (IBV)
Prepara a Prevenção
Atendimentos com PrEP, PEP, testagem e orientações:
06/12 – SAE Lessa de Andrade – 8h às 17h
06/12 – Policlínica Clementino Fraga – 8h às 17h
13/12 – Policlínica Clementino Fraga – 8h às 17h
20/12 – SAE Gouveia de Barros – 8h às 16h
27/12 – USF Guilherme Robalinho – 8h às 17h
Vamos Testar
Dia D - 6 de dezembro
Oferta ampliada de testagem rápida em locais estratégicos dos oito Distritos Sanitários:
DS I – USF Santo Amaro II
DS II – USF Bianor Teodósio
DS III – Mercado Público de Casa Amarela
DS IV – USF Brasilit
DS V – CEASA
DS VI – USF Djair Brindeiro – Boa Viagem
DS VII – Festa do Morro da Conceição
DS VIII – USF Jane Magalhães – UR2
Vamos Prevenir
Instalação de seis dispensers de preservativos em equipamentos de assistência social no
CINPOP. Centros POP, Abrigo Noturno Irmã Dulce, Restaurantes Populares Naíde Teodósio e Josué de Castro
Cine Prevenção
Exibições e rodas de conversa:
01/12 – Abrigo Noturno Irmã Dulce – 19h
05/12 – Centro POP Glória / CINPOP
10/12 – Centro POP Neuza
15/12 – Centro POP José Pedro