Recife traz, em janeiro, estratégia PrEPara a Prevenção! especial para o Carnaval

Ano novo, novas oportunidades... mas o cuidado com a saúde permanece prioridade. Por isso, a Prefeitura do Recife realiza, em janeiro, uma edição especial da estratégia PrEPara a Prevenção! voltada para o Carnaval. Serão seis ações, sempre aos sábados e em pontos descentralizados, onde a população terá acesso a testagens rápidas para infecções sexualmente transmissíveis (IST), aconselhamento, insumos de prevenção e profilaxia PrEP. A iniciativa funciona por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. Para participar, basta ser residente do Recife, maior de 14 anos para a testagem ou 16 anos para o uso da PrEP.
A iniciativa acontecerá já a partir deste sábado (3/1), no SAE Lessa de Andrade (Madalena). Nos sábados seguintes, aporta na Policlínica Clementino Fraga (Vasco da Gama - 10/1), no SAE Gouveia de Barros (funcionamento temporariamente na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro – 17/1), na USF+ Dr. Guilherme Robalinho (Pina – 24/1), na Policlínica do Pina (24/1) e no recém-inaugurado SAE Josefa Severina (Policlínica Albert Sabin, Tamarineira – 31/1).
“O nosso objetivo é aumentar o acesso da população à prevenção combinada, com múltiplas estratégias para prevenir HIV, ISTs e hepatites virais, levando em consideração as necessidades e contextos de cada indivíduo”, afirma o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro, salientando que é importante que todas as pessoas sexualmente ativas procurem manter uma rotina regular de testagens, bem como o uso de preservativos, mesmo quem já utiliza a PrEP.
“Vale salientar que as camisinhas continuam sendo uma das maneiras mais eficazes de evitar o HIV e outras ISTs, interrompendo o ciclo de transmissão e reforçando o cuidado. E a PrEPara a Prevenção! é uma oportunidade de acessar diversos serviços, em pontos descentralizados e além dos dais úteis, de forma gratuita”, reforça Airles Ribeiro.
A PrPEPara a Prevenção! é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV e que, por isso, demandem a profilaxia PrEP - método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais, durante um determinado período anterior à relação sexual, reduzindo o risco de se infectar. A PrPEPara a Prevenção! também permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, uma vez que oferece preservativos internos e externos e gel íntimo lubrificante e testagem rápida com resultado em até 20 minutos. Em caso positivo, o usuário é acolhido no próprio SAE ou encaminhado a um serviço de referência para tratamento adequado.
Confira o cronograma de Janeiro:
3/1 – SAE Lessa de Andrade (8h às 17h)
Endereço: Estrada dos Remédios, 2416 – Madalena
10/1 – Policlínica Clementino Fraga (8h às 17h)
Endereço: Rua Japaratuba, 260 – Vasco da Gama
17/1 - SAE Gouveia de Barros / Policlínica Waldemar de Oliveira (8h às 16h)
Endereço: Rua do Pombal, 115 – Santo Amaro
24/1 – USF+ Dr. Guilherme Robalinho (8h às 16h)
Endereço: Rua do Patrocínio, 264 – Pina
24/1 – Policlínica do Pina (8h às 17h)
Endereço: Av. República do Líbano, 355 – Pina
31/1 – SAE Josefa Severina / Policlínica Albert Sabina
Endereço: Rua Padre Roma, 191 – Tamarineira