Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

Formação Comunitária (FOCO)

02.05.16 - 17h48

Formação Comunitária (FOCO)

Intervenção no território para prevenção do uso e abuso do crack e outras drogas, que forma agentes multiplicadores distribuídos nas 6 RPAs. Objetiva habilitar lideranças não-formais e instituições parceiras da secretaria para falar sobre drogas sem barreiras.

É destinado a líderes não-formais das comunidades, jovens e adultos, grupos de idosos, de mulheres, organizações comunitárias, centros religiosos, escolas, entre outros. Tem como meta habilitar 1000 multiplicadores a cada semestre.

Os locais onde estão sendo realizadas as formações são reconhecidos através do selo: “Espaço de prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas”.

A SECOD também ativou os sete Comitês Locais das 6 RPAs do município, que se reúnem quinzenalmente para realizar ações intersetoriais (reúne representantes de várias secretarias municipais que tenham serviços no território). Além disso, identifica e estuda casos, no próprio bairro, ligados à temática das drogas, que necessitem a intervenção de ações preventivas e de tratamento.