Secretaria de Cultura

São João Recife 2016: Eita festa arretada!

13.06.16 - 17h39

São João Recife 2016: Eita festa arretada!

 

Programação:

Programação completa dos arraiais de bairro:

  • Avenida do Forte
  • Barro
  • Bomba do Hemetério
  • Brasília Teimosa
  • Campo Grande
  • Coelhos
  • Cordeiro
  • Dois Unidos
  • Ibura de Baixo
  • Ipsep
  • Jardim São Paulo
  • Jordão Baixo
  • Lagora do Araçá
  • Ponto de Parada
  • Santo Amaro
  • Totó
  • UR4
  • UR5

O Recife terá um Ciclo Junino pautado na tradição e na valorização dos artistas da terra. Ao todo, 41 Arraiais estarão espalhados por toda a cidade, onde o bom Forró Pé de Serra e a apresentação das Quadrilhas Juninas são as grandes atrações. Este ano, a Prefeitura do Recife está homenageando Santanna, o Cantador e D. Glorinha do Coco. E vai realizar a quarta edição do concurso de decoração que já virou tradição junina no Recife.

Serão 17 dias de festa, de 16 de junho a 02 de julho. A abertura acontece com a 12ª edição da Caminhada do Forró, que sai da Rua da Moeda em direção à Praça do Arsenal, no Recife Antigo, arrastando centenas de forrozeiros. O encerramento do Ciclo se dará com as festas nas dez ruas premiadas pelo Concurso “Eu amo minha rua”, no dia 02 de julho.

A partir do dia 17 de junho, o Sítio da Trindade, em Casa Amarela, se transforma num grande Arraial com Palhoção para apresentação das Quadrilhas Juninas e Sala de Reboco com o tradicional Forró Pé de Serra, acontecendo todos os dias até 26 de junho. Neste mesmo dia, acontece o 18º Baile dos Namorados em clima de forró e solidariedade, no Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife.

A Prefeitura do Recife promove ainda outros 13 Arraias de Bairro: Santo Amaro, Dois Unidos, Campo Grande, Totó, Cordeiro, Jd. São Paulo, Várzea, UR-2, Lagoa do Araçá, Jordão Baixo, UR 5, Ibura de Baixo e Brasília Teimosa na Festa de São Pedro. Por eles passarão nomes consagrados na música regional como Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Genival Lacerda, Cristina Amaral, Antúlio Madureira, Maria Dapaz, Gennaro, Lia de Itamaracá, Alcymar Monteiro, Josildo Sá, Nando Cordel, Silvério Pessoa, Geraldinho Lins, Beto Hortis, Jorge de Altinho e, claro, os homenageados do ciclo, Santanna e D. Glorinha do Coco. Uma novidade esse ano é a apresentação do espetáculo “Sonho de Menino, Dominguinhos Tocador”, que será realizado pela Quadrilha Raio de Sol e o Quinteto Violado, no Sítio Trindade.

Para festejar o Padroeiro dos Pescadores, o Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, terá quatro dias de festa começando com a “10ª Exposição Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino”, no dia 27 de junho. Na véspera e dia de São Pedro (28 e 29) várias apresentações artísticas se apresentam no espaço e, encerrando a programação, no dia 30 de junho será realizada a Festa do Fogo, em homenagem ao Orixá Xangô.

Além disso, a parceria com as comunidades que tradicionalmente fazem festas juninas também está garantida. Haverá apoio na infraestrutura e atrações para os seguintes Arraiais: Arraial do Bom Jesus, na Campina do Barreto; Arraial Cajueiro, em Cajueiro; Arraial da Cidadania, em Campo Grande; Arraial do Ouro e Arraial Deixa Falar, em Casa Amarela; Arraial Sempre Alerta, no Alto José do Pinho; Arraial Novo Detran, na Iputinga; Arraial Luar do Sertão, na Várzea; Arraial Flôr de Cheiro, no Ibura UR-02; Arraial de Todos da Mustardinha, Arraial Vila Tamandaré, em Areias, Arraial Chapéu de Palha, no Morro da Conceição, Arraial dos Forrogodeiros, no Sítio Cardoso e Arraial Forró Fácil, no Alto José Bonifácio.

 

Acompanhe o São João do Recife pelas redes sociais:

 

Conheça os homenageados do São João do Recife 2016:

Santanna, o cantador

Dona Glorinha do Coco

 

 Ciclo Junino do Recife:

 

12ª Caminhada do Forró – 16 de junho

E o São João do Recife abre da melhor maneira, com a 12ª edição da Caminhada do Forró. A partir das 17h30, da quinta-feira, dia 16 de junho, cerca de 100 forrozeiros se concentram na Rua da Moeda, para em seguida saírem em cortejo pelas principais ruas do Bairro do Recife, com destino à Praça do Arsenal da Marinha, onde um grande show vai reunir nomes como, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Irah Caldeira, Josildo Sá, Terezinha do Acordeon e dois músicos da nova geração da safona: Luisinho de Serra e Beto Hortis. Este ano, a Caminhada do Forró homenageia os cantores Santana e Rogério Rangel.

Concurso de Quadrilhas e Mostra de Quadrilhas Infantis

O 32º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife será realizado nos dias 17, 18, 20, 21 e 22 de junho, sempre a partir das 19h, com dez quadrilhas se apresentando por dia, no palhoção montado no Sítio Trindade, Zona Norte do Recife. A final acontece nos dias 24 e 25 de junho. Já a 3ª Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantis, que não é competitiva, acontece no dia 26 de junho, a partir das 15h. Aqui dez grupos infantis se apresentam também no Sítio Trindade.

Procissão dos Santos Juninos, 19 de junho

No dia 19 de junho, a comunidade de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, sedia a 10ª edição da Procissão dos Santos Juninos. Com concentração marcada para as 17h, no pátio da Igreja do Morro da Conceição, o cortejo tem saída prevista às 18h e segue pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial com destino ao Sítio Trindade. Vinte bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana participam do cortejo, além de banda de música e trio pé de serra.

Espetáculo “Sonho de Menino, Dominguinhos Tocador” – dias 19 e 23 de junho, no Sítio Trindade 

Espetáculo com música, dança e poesia que marca os 45 anos do Quinteto Violado e os 20 anos da Quadrilha Junina Raio de Sol numa parceria memorável. A trajetória de Dominguinhos será encenada e dançada por 120 brincantes da quadrilha, contada nos versos do poeta e escritor Jessier Quirino, e cantada ao vivo pelo Quinteto Violado. As coreografias são irreverentes, mesclando movimentos da dança popular (forró, coco, ciranda, xaxado) a movimentações de quadrilha junina (anavantus, anarriês, grandes rodas e passeios). O espetáculo terá duas apresentações em cada dia: às 18h e às 20h no palhoção do Sítio Trindade.

4ª Edição do Concurso “Eu Amo Minha Rua”

Promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer, o concurso de decoração junina, que resgata a tradição da mobilização entre vizinhos para deixar a festa mais bonita e animada, chega este ano à sua quarta edição. A novidade é que, das 10 vencedoras, cinco terão direito a uma festança completa, com direito a banda, palco e estrutura de som. As atrações escolhidas para embalar o arrasta-pé foram: Azulão, Forrozão Capim com Mel e Faringes da Paixão, para a primeira colocada; André Macambira, Vilões do Forró e Trio Pé de Serra Beberibe para a segunda; Pecinho Amorim, Edgar Jr. e Nação Forrozeira e Trio Pé de Serra É com Você que eu Vou para a terceira; Rodrigo Raposo, Anjos do Forró e Trio Pé de Serra Moinho D’Água para a quarta; e Lucas Costa, Barões de Luxo e Trio Pé de Serra Forró da Serra para a quinta. As finalistas que ficarem da sexta à décima posição serão contempladas com um trio de forró pé de serra para celebrar a festa. As inscrições já estão abertas e só encerram no próximo dia 20 de junho. Para participar, é necessário acessar o site www.euamominharua.com.br e fazer o upload de cinco a dez fotos da rua toda enfeitada. O resultado final do concurso será anunciado no dia 29 de junho. As festas serão oferecidas no dia 2 de julho em todos os endereços vencedores.

18º Baile dos Namorados

Uma noite para aquecer o coração com o sentimento de solidariedade e o corpo com muito forró pé de serra. Essa é a proposta do 18º Baile dos Namorados, promovido pela Prefeitura do Recife, que acontece no dia 17 de junho, a partir das 21h, no Arcádia do Paço Alfândega, no bairro do Recife. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos na Ticket Folia dos shoppings Rio Mar e Recife. Toda a renda será destinada a instituições beneficentes da cidade. A noite promete não deixar ninguém parado com o melhor do forró regional. Na programação a banda Fim de Feira e os cantores Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Jorge de Altinho, Maciel Melo e Geraldinho Lins. Os ingressos já estão esgotados e a renda vai para a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado – Apaf e Associação Comunitária dos Moradores da Ilha do Chié.

Pátio de São Pedro

Para festejar o Padroeiro dos Pescadores, o Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, terá quatro dias de festa começando com a “10ª Exposição Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino”, no dia 27 de junho. Na véspera e dia de São Pedro (28 e 29) várias apresentações artísticas se apresentam no espaço e, encerrando a programação, no dia 30 de junho será realizada a Festa do Fogo, em homenagem ao Orixá Xangô.