Defesa Civil - Sedec

Operação Inverno 2016

18.03.16 - 18h22

Operação Inverno 2016

Desde o mês de março, A Prefeitura do Recife está fazendo  está reforçando ações de prevenção, monitoramento e segurança em áreas de morro de toda a cidade através da Operação Inverno 2016. Ao todo serão investidos aproximadamente R$ 31,2 milhões e mais de 6,4 mil pessoas envolvidas no trabalho. Defesa Civil, Emlurb, CTTU e Guarda Municipal são alguns dos órgãos da gestão trabalhando de forma integrada para minimizar os efeitos das chuvas.

Deste efetivo de mais de 6 mil profissionais, 1.816 agentes públicos atuarão de forma permanente. Outros 4.615 estarão de prontidão 24h, podendo ser acionadas em caso de emergência. A meta da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife é realizar 44 mil vistorias em áreas consideradas de alto risco, oferecendo um suporte estratégico antecipado às famílias que moram em regiões vulneráveis, principalmente em áreas de morro e às margens de rios e canais. A Defesa Civil disponibilizará 380 profissionais nas áreas de vistoria, engenharia, mobilização, apoio, monitoramento e acompanhamento social às famílias. Outros grupos deverão percorrer as comunidades para realizar 12.500 ações de comunicação de risco, além de 250 intervenções educativas nas escolas.

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), vai ficar responsável pela limpeza, manutenção e retirada de entulhos de 99 canais localizados em todo o território do Recife, irá destacar 3.529 profissionais de diversas qualificações como engenheiros civis, técnicos, agrônomos, motoristas, garis e operadores de equipamentos pesados. Serão utilizados caminhões caçamba e de apoio, veículos de transporte de pessoal, retro escavadeiras, motobombas e motosserras. A atuação preventiva tem a intenção de reduzir os impactos causados pelas chuvas, evitando os alagamentos e o entupimento da rede de drenagem.

Saiba mais sobre as ações da Operação Inverno