Recife no combate ao fumo no Dia Mundial Sem Tabaco
Na próxima quarta-feira (31), a Secretaria de Saúde do Recife promove uma série de ações de conscientização sobre os prejuízos do tabagismo
A Secretaria de Saúde do Recife promoverá uma série de ações no Dia Mundial sem Tabaco, celebrado na próxima quarta-feira (31). A principal delas será no Mercado de Casa Amarela, pela manhã, a partir das 9h. Outros sete locais, entre upinhas e outros mercados públicos também farão parte do programa de conscientização.
Além da abordagem e sensibilização das pessoas do local sobre o tema do tabagismo, com foco nos prejuízos à saúde pelo uso do tabaco, serão dadas informações sobre os locais de tratamento. Ocorrerão dramatizações realizadas pelos agentes redutores de danos. A programação acontecerá durante todo dia e será encerrada com um Cine Debate no Centro de Atenção Psicossocial - CAPs Eulâmpio Cordeiro.
Números - A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como epidemia global responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 mil por exposição involuntária à fumaça do tabaco, o chamado fumo passivo.
A quantidade de fumantes vem caindo no País. Em 1989, a taxa de prevalência era de 32%. Em 2011, 14,8% da população brasileira fumava, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No Recife, esse cenário também acontece. Atualmente, a capital pernambucana registra 10,7% de fumantes (eram 12,8% em 2012), abaixo da média nacional.
Tratamento - A Prefeitura do Recife ampliou a oferta do atendimento para quem deseja parar de fumar. A Secretaria de Saúde conta com grupos que desenvolve atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), para tratamento de álcool e outras drogas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (81) 3355-2821 ou por meio do e-mail saudementalad@gmail.com.
PROGRAMAÇÃO:
9h - Ação no Mercado de Casa Amarela, com abordagem e sensibilização às pessoas do local sobre o tema do tabagismo, enfocando prejuízos à saúde pelo uso do tabaco e informações sobre os locais de tratamento.
9h - Grupo Educação e Saúde no CAPS Eulâmpio Cordeiro, com a abordagem do Tema “Tabagismo: os efeitos e prejuízos no uso do cigarro para saúde”; envolvendo usuários e familiares do serviço.
9h - Ação no território com os profissionais e redutores de danos do CAPS no Mercado Público do Cordeiro.
13h30 - Abordagens, sensibilizações, dramatizações e orientações junto aos usuários e profissionais nas salas de espera de postos de Saúde da Família (PSFs) dos distritos sanitários 6 e 8 (Coqueiral, Sítio Grande, Ipsep, Jordão Baixo).
14h - Oficina com os Técnicos do CAPS Transtorno Boa Vista e os técnicos de referência das Residências Terapêuticas do Distrito Sanitário 1, na perspectiva de potencializar as ações de redução de danos e minimização do uso do tabaco pelos usuários.
14h - Ação na Upinha da Bomba do Hemetério. Roda de diálogo, sensibilização, orientações promovidas pelos técnicos e redutores de danos do CAPS Vicente Araújo junto aos profissionais e usuários da Upinha sobre os prejuízos do uso do tabaco.
14h - Ação no Polo Academia da Cidade da Praça da Avenida do Forte (Joaquim Cavalcante), com rodas de conversas e abordagem sobre o tema.
14h e 18h - Cine Debate no CAPS Eulâmpio Cordeiro.