CTTU implanta solução de engenharia de tráfego na Zona Oeste
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai implantar nesta terça-feira (4), uma nova solução de engenharia de tráfego na Zona Oeste da cidade. Dessa vez, o projeto consiste na implantação de um novo acesso à Avenida Recife, a partir de um giro à esquerda no cruzamento com a Avenida Tapajós, no bairro de Areais. A medida vai permitir que o percurso dos condutores oriundos da Avenida Tapajós em direção a Avenida Recife, no sentido Boa Viagem, seja reduzido em cerca de 4,5 quilômetros. Para a ação, a CTTU vai retirar os blocos de concreto no canteiro central da Avenida Recife, permitindo o novo giro. O movimento será coordenado por um novo semáforo, que também terá uma fase exclusiva para pedestres, tornando a travessia mais segura na localidade.
Antes, os condutores que seguiam pela Avenida Tapajós, que compreende uma área tipicamente residencial, apenas conseguiam acessar a Avenida Recife, no sentido Boa Viagem, após circular cerca de 4,5 quilômetros pela Avenida Recife, sentido BR-232. Com a mudança, o acesso poderá ser realizado diretamente no cruzamento das duas avenidas com mais agilidade e segurança viária. A medida também vai beneficiar os pedestres, que além de uma travessia semaforizada, também irão contar com a manutenção das faixas de pedestres implantadas na localidade.
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a ação vai beneficiar, principalmente, a mobilidade dos moradores locais. "Com a medida, as pessoas que vivem nos bairros localizados nas imediações da Avenida Tapajós como Areais, Jiquiá e Estância, passam a ter mais facilidade para acessar o bairro de Boa Viagem e adjacências. É mais uma ação simples, porém com grande potencial que a CTTU implanta na cidade", destaca Taciana.
OUTRAS MUDANÇAS – O giro à esquerda implantado na Avenida Recife faz parte de um conjunto de ações implantas pela CTTU, que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo. Desde 2013, já são 94 modificações em toda a cidade.