PCR lembra Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
Nesta sexta-feira, na sede da Prefeitura do Recife, haverá testes para diagnósticos das hepatites B e C e vacinação contra o tipo B
O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado nesta sexta-feira (28), será marcado por uma ação de prevenção e informação na capital pernambucana. O evento acontecerá no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, das 8h às 12h, e será voltado para os servidores e aberto ao público geral.
Na ocasião, haverá testes para diagnóstico das hepatites B e C (adultos) e vacinação para hepatite B. Profissionais do setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde também farão distribuição de panfletos educativos, com orientações sobre prevenção da doença.
Doença – De modo geral, os vírus B e C podem ser transmitidos através de relação sexual sem preservativo (fluidos corporais), pelo uso compartilhado de agulhas, seringas, navalhas, materiais para manicure e pedicure, aparelhos de barbear, escovas de dente, por equipamentos não esterilizados em procedimentos médico-odontológicos e também por materiais inadequados para tatuagem, colocação de piercings e até acupuntura (em todos os casos, por sangue contaminado). A mãe infectada pode transmitir a doença para o bebê.
Até 10% dos adultos infectados podem apresentar formas graves da doença. Os indivíduos com infecção crônica apresentam risco de doença hepática avançada (cirrose e câncer de fígado), após um período que varia entre 10 e 30 anos.
Dados – No Recife, entre os anos de 2010 e 2016, foram notificados 3.289 casos de hepatites virais, com maior concentração dos casos para hepatite C (1.566) seguida pela hepatite B (1.208) e hepatite A (512), respectivamente.
Assistência – A rede municipal oferece testes rápidos para hepatites B e C na unidade de referência – Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Gouveia de Barros, no Largo de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista. Além disso, disponibiliza nas unidades de saúde vacina para hepatite A, para crianças de até dois anos, e hepatite B, para pessoas de qualquer idade. Esta última deverá ser feita em três doses, como preconiza o Ministério da Saúde, para garantir imunidade.