Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 07.08.17 - 18h31

Maria da Penha vai à Escola amplia sua atuação na rede de ensino municipal

Os alunos do 3° ao 9° ano e do EJA irão aprender sobre educação não-sexista através de oficinas de igualdade de gênero

 

Conhecido por promover a igualdade entre meninos e meninas no ambiente escolar, o programa Maria da Penha vai à Escola, da Secretaria da Mulher do Recife, será ampliado. Agora, os alunos do 6° ao 9° ano e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede de ensino municipal serão beneficiados pelas oficinas de igualdade de gênero e Lei Maria da Penha. O objetivo é da ação é desconstruir o machismo no ambiente escolar e proporcionar uma educação não-sexista aos estudantes. A extensão do Maria da Penha será anunciada no encontro de gestores da rede municipal de ensino nesta terça-feira (8), às 15h30, no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, no bairro da Torre.

O Maria da Penha vai à Escola é uma ação desenvolvida no Recife com alunos  3º ao 5° ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Em cada escola, são realizadas três oficinas sobre igualdade de gênero e Lei Maria da Penha com intuito de desconstruir o machismo e fortalecer a equidade entre homens e mulheres. Após as oficinas, cada turma realiza um encontro de culminância com tudo o que foi aprendido. Toda a comunidade escolar é envolvida no processo. A meta é que o programa atue, em 2017, em 52 escolas de ensino fundamental. 

Lançado em 2013 e, devido ao sucesso, implementado por decreto (n° 28.980), em março de 2014, o Maria da Penha já beneficiou mais de 7 mil alunos e o programa foi recentemente apresentado no congresso internacional Fazendo Gênero, em Florianópolis.