Secretaria de Educação promove primeira edição de ‘Papo Pedagógico’
Série de eventos irá reunir todo o corpo de professores gradativamente e promoverá troca de experiências com referências da educação nacional.
Até sábado (23), a educação integral será o foco da primeira edição do Papo Pedagógico, série de eventos e encontros voltados para a qualificação dos professores da rede e que coloca o corpo docente no centro das atividades de formação e escuta daqueles que constroem o futuro da cidade. No total, a primeira edição do evento irá reunir 190 profissionais nas dependências do Hotel Canáriu’s, no Cabo de Santo de Santo Agostinho, a partir de hoje (21). Atualmente, as sete escolas integrais da rede de ensino do Recife atendem 3.217 estudantes.
O objetivo do primeiro evento é trocar experiências com grandes especialistas do país na visão da escola integral. Entre eles, Vitor Henrique Paro, professor titular da Faculdade de Educação da USP e especialista em pesquisas de administração escolar. Além dele, os painéis também contam com o Cesar Nunes, da UNICAMP, Cipriano Luckesi, professor aposentado da Faculdade de Filosofia da UFBA e Paulo Dutra, mestre em Educação Pública especializado em educação integral e atual Secretário Executivo de Educação Profissional de Pernambuco.
Entre os temas debatidos, o professor da UNICAMP e livre docente em ética e educação Cesar Nunes vai tratar do tema ‘O Professor, a Afetividade e a Aprendizagem’. Vitor Henrique Paro, da USP, vai tratar da ampliação da jornada escolar e os desafios para a elevação da qualidade de ensino. Já Cipriano Luckesi, vai discorrer sobre a avaliação interna como agente auxiliador no processo de aprendizagem. O encerramento acontece no sábado (23), com palestra do secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, que irá ministrar painel sobre gestão por resultado.
Encontros provocam imersão – A Secretaria de Educação irá promover, gradativamente, o Papo Pedagógico para todos os 5.801 professores efetivos da rede, que ministram aulas a 90 mil estudantes nas 309 unidades de ensino. O objetivo é provocar a imersão dos participantes nos temas através de vivências com perspectivas técnicas, mas também interativas e motivacionais. A formação continuada do professor faz parte da Política de Ensino do Recife e visa uma constante revisão das práticas pedagógicas. Até dezembro de 2017, a Secretaria de Educação irá promover mais dois encontros: um deles voltados para professores ligados ao Programa de Letramento do Recife (ProLer) e para docentes ligados às Escolas de Anos Iniciais.
Serviço – Primeira edição do Papo Pedagógico
Onde: Hotel Canáriu’s Gaibu, Av. Grinaldo de Souza Leão, 329
Quando – 21 a 23 de setembro
Quem – 190 profissionais ligados a sete escolas integrais da rede de educação municipal do Recife
21/09
• 16h às 18h - Abertura do Evento e Palestra Painel: O Professor, a Afetividade e a Aprendizagem. César Nunes
22.09 - Sexta-feira
• 8h 30min às 9h – Dinâmica de Grupo
• 9h às 9h 45min Painel: Ampliação da Jornada Escolar e os Desafios para Elevação da Qualidade de Ensino. Vitor Henrique Paro
• 9h 45min às 10h 30min Painel: Avaliação Interna Auxiliando no Processo de Aprendizagem Cipriano Luckesi
• 11h às 12h 30min Roda de Diálogo: Vitor Paro e Francisco Soares
Mediador: Rogério Morais (Diretor Executivo de Gestão Pedagógica)
• 14h às 14h 30min - Dinâmica de Grupo
• 14h 30min às 15h 15min Painel: O Papel do Professor na Escola Integral do Estado. Paulo Dutra
• 15h 15min às 16h Painel: Protagonismo: Projeto SEMEAR Josefa Rita
• 16h min às 16h 30min - Coffee
• 16h 30min às 18h Roda de Diálogo: Paulo Dutra e Josefa Rita Mediador: Rossana Albuquerque (Diretora Executiva de Gestão da Rede)
Sábado – 23/09
Painel: Apresentação do GT de Educação Integral
• 10h 30min às 11h 30min Painel: Gestão por resultado Alexandre Rebêlo (Secretário de Educação)