Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.09.17 - 16h48

Servidores e visitantes participam de atividade do Dia Mundial do Coração na PCR

img_alt

Foram ofertados serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicose e orientações sobre hábitos saudáveis. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Servidores da Prefeitura do Recife tiveram uma manhã de prevenção e cuidados com a saúde. O hall do edifício-sede da PCR abrigou nesta sexta-feira (29) serviços voltados para a prevenção das doenças cardiológicas, em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado hoje.

"A Intenção do Dia Mundial do Coração é alertar a população sobre a principal causa de mortes no Brasil e chamar a atenção da população também sobre da necessidade de  visitar o cardiologista uma vez por ano", disse o cardiologista e diretor médico do Centro Ermírio de Moraes, Silvio Paffer. Para ele, a adoção de hábitos saudáveis, como controlar a ingestão de gorduras, abandonar o fumo e a pratica de exercícios físicos regulares, reduz as chances de um infarto, por exemplo, ou outras doenças.

Na ocasião, foram ofertados serviços de aferição arterial, teste de glicose, orientações sobre DST/Aids, teste de IMC - Índice de massa , avaliação física e orientações nutricionais para a população. Cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente por problemas causados por doenças do coração. "Fui atendida e achei muito importante essa ação sobre o coração, prevenir para ter um coração saudável", disse Glécia Silva, 35 anos, moradora do bairro de Água Fria.

A coordenadora da Política de Doenças Crônicas do Município, Amanda Araújo, falou sobre como a alimentação saudável, aliada a atividades físicas, pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. “Trouxemos aqui orientações nutricionais sobre ervas, sementes e grãos, que podem auxiliar na redução de sal nos alimentos, e, consequentemente, na diminuição de riscos de doenças como hipertensão. Profissionais do Programa Academia da Cidade também orientaram a população sobre os benefícios de casar a alimentação saudável a práticas de atividade física”, explicou.