Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.10.17 - 20h47

Manhã de cultura e música no Teatro de Santa Isabel

Um numeroso público, formado por crianças e adolescentes lotou a plateia para ouvir a Orquestra Sinfônica do Recife executar clássicos eruditos. Amanhã (18), a orquestra sobe ao palco novamente para apresentar o oitavo Concerto Oficial da temporada. A entrada é gratuita

 

Encantamento, admiração, euforia e curiosidade foram expressões marcantes no rosto de crianças, jovens e adultos que participaram do Projeto Concertos para Juventude do mês de outubro. Oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, o concerto aula mais uma vez lotou o Teatro de Santa Isabel com a participação de cinco instituições de ensino. 

O regente Maestro Marlos Nobre iniciou a conversa ensinando ao público cada instrumento que compõe a orquestra e sua sonoridade, prendendo a atenção da entusiasmada plateia.

Em seguida, foi a vez de a Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga em atividade no Brasil, executar a peça Sonhos de uma Noite de Verão, composta pelo alemão Felix Mendelssohn, a partir da obra de mesmo nome do poeta, dramaturgo e ator inglês, William Shakespeare. Para finalizar a aula prática, os músicos, sob a regência do maestro Marlos Nobre, apresentaram as quatro sinfonias da obra de um dos mais importantes compositores do romantismo musical europeu, Johannes Brahms. 

A diretora da Escola Peralta, Graça Melo, trouxe 77 alunos do segundo ao quinto ano, com idades entre 7 e 10 anos. “É a primeira vez que trago nossos estudantes para este projeto incrível. O Teatro de Santa Isabel é uma referência nacional por sua grandiosidade e pelo que representa para a nossa história. Este lugar faz parte da cultura pernambucana. Quando as crianças entraram, já ficaram encantadas com tanta beleza. Outro ponto, não menos importante, é assistir a um concerto de música erudita ao vivo. Um sonho, uma oportunidade única. Tenho certeza que estes alunos, mesmo com pouca idade, jamais esquecerão o dia de hoje”, concluiu a diretora. 

Manuela Meira, 9 anos, conheceu o Teatro de Santa Isabel pela primeira vez e adorou. “Achei muito bonito e legal. A orquestra é linda e tem um som diferente e bom”, disse a garotinha, que já quer voltar com os pais. Para Sofia Almeida, de 8 anos, conhecer uma orquestra foi muito bom. “Eu só tinha visto uma orquestra de verdade na TV. Adorei o show.”

O sargento Pereira, responsável pelos 31 alunos do colégio Militar de Pernambuco, achou o projeto de extrema importância para os dias atuais. “Trazemos um novo mundo para esses jovens. Mostramos música de verdade para os adolescentes que não são acostumados a ouvir o estilo erudito. Como esses estudantes participam da banda do colégio, eles ficaram muito entusiasmados por assistirem presencialmente a um concerto. Ninguém queria ir embora”.

O estudante do Colégio Militar, Alberto Luckwu, 17 anos, conheceu o Teatro de Santa Isabel e ouviu um concerto pessoalmente pela primeira vez. “A manhã foi muito enriquecedora. Como eu toco flauta, foi muito importante esta aula com uma orquestra tão importante. Quero vir mais vezes”, afirmou.

Rafaela Lins, 15 anos, ficou encantada pela arquitetura do Teatro de Santa Isabel. “Todos os detalhes são incríveis, o teto é lindo. O que mais gostei no concerto foi a harmonia dos músicos e a agilidade deles. Eu sou apaixonada por música clássica e adorei assistir este espetáculo”, concluiu a estudante do Colégio Militar.

Quando a jovem Débora Francielly, de 19 anos, entrou no Teatro de Santa Isabel ficou encantada. “Eu amei tudo aqui. O teatro é lindo. A música acalma. O que mais gostei foi do regente da orquestra: ele é simpático, coordena muito bem os músicos e ainda brinca”, pontuou.

CONCERTO OFICIAL ­– Amanhã (18), às 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife volta a subir ao palco do Santa Isabel para realizar o penúltimo concerto oficial de 2017. A apresentação é gratuita e aberta ao público. O repertório será o mesmo tocado para os estudantes. Para assistir, basta retirar o ingresso no teatro uma hora antes da apresentação.