Alegria e inclusão nas areias de Boa Viagem no encerramento da 3ª Semana do Brincar
Um dos lugares mais democráticos da cidade, as areias da praia de Boa Viagem serviram de palco nesta sexta-feira (20) para o encerramento da 3ª Semana do Brincar do Recife. A ação da Prefeitura do Recife, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em comemoração ao Mês das Crianças, teve direito a banho de mar assistido para crianças com deficiência. A festa ficou por conta delas, que tomaram banho de mar, jogaram vôlei sentado, ouviram histórias e participaram das atividades de lazer.
O prefeito Geraldo Julio esteve no local para conferir o encerramento da Terceira Semana do Brincar e ressaltou a importância da inclusão no desenvolvimento dos pequenos."A gente está aqui no Praia sem Barreiras, na edição especial da semana do brincar, que é um momento em que a gente desperta nos pais, nas mães e nos familiares a importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças. Nas crianças de zero a 6 anos, a brincadeira tem papel fundamental para estimular esse desenvolvimento", afirmou o prefeito. "Esse é o terceiro ano que a gente faz essa edição especial, porque a inclusão também é nosso foco", grifou Geraldo.
As atividades da Terceira Semana do Brincar do Recife começaram na última segunda (16), em comemoração ao Mês das Crianças. Com o tema “Online ou offline: o importante é brincar juntos”, a programação da semana organizada pela SDSJPDDH, em parceria com as Secretaria Municipais de Educação, Saúde e de Turismo, Esportes e Lazer, incluiu contações de histórias, aulões de dança, jogos de damas, memória e dominó; bate papo e exposição sobre a história do videogame, entre outras atividades recreativas. As ações foram destinadas a diferentes públicos, como as crianças e os adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife, que vivem nas casas de acolhimento institucional da PCR, que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.
Ao lado do filho Kelve Rodrigues dos Santos, 12 anos, a dona de casa Luciana Rodrigues tomava banho de mar e se divertia junto com ele. Ela conta que o filho não gostava de mar, por causa da dificuldade de se locomover até a água. "Ele não gostava, fazia espetáculo, tinha medo. Agora ele fica feliz, alegre e me pedindo para voltar para o mar. Foi um projeto muito bom esse que fizeram", contou ela.
A titular da pasta, Ana Rita Suassuna, grifou o mérito da iniciativa para incluir as pessoas com deficiência e destacou a importância do brincar na primeira infância. "Fortalecer o brincar é muito importante e faz parte do desenvolvimento infantil. A criança com deficiência tem que participar desse processo, coletivamente, inclusive ao lado de pessoas que não tenham deficiência. Então, toda vez que temos ações da prefeitura, a gente sempre reforça o praia sem barreiras, que é a oportunidade de ter um lazer qualificado", defendeu a secretária.
O projeto Praia Sem Barreiras acontece semanalmente, de sexta à domingo, das 8h às 12h. O banho de mar assistido, carro-chefe da ação, é acompanhado por monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores.
EMPULSEIRAMENTO - Apesar da Terceira Semana do Brincar se encerrar na sexta, a programação da PCR em comemoração ao Mês das Crianças vai até o fim do mês. Neste sábado (21), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos vai distribuir pulseiras de identificação para as crianças que estiverem na Praia do Pina, para prevenir o desaparecimento. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com nome e telefone dos responsáveis sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam.
MÊS DAS CRIANÇAS - A programação do Mês das Crianças só se encerra no dia 31 de outubro, com o Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda. As palestras serão ministradas por nomes de peso na área da primeira infância, como o professor Vital Didonet, que é assessor legislativo da Rede Nacional da Primeira Infância; a psicóloga e professora Jaqueline Wendland, que ensina na Universidade Paris Descartes; a psicóloga e professora Sandra Cabral, da Universidade Federal Fluminense, e o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa, do Distrito Federal. Em paralelo, na área externa do Teatro Beberibe, haverá a exposição “Infância e paz: laços afetivos na primeira infância”, produzida pela Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal.