Turismo | 25.10.17 - 19h48
Colorindo o Recife encerra inscrições nesta sexta (27)
O programa vai levar, até março, grafites feitos por artistas habilitados para 15 espaços áreas da capital. A ação faz parte da nova política voltada à ocupação de espaços públicos por meio da arte urbana. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Quem ainda não se inscreveu para participar do Colorindo o Recife deve ficar atento ao prazo, que se encerra na próxima sexta-feira (27). O programa, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, busca credenciar grafiteiros que poderão realizar intervenções em 15 áreas públicas da cidade. Além disso, os artistas habilitados ainda irão ministrar oficinas nas comunidades. Como culminância desse novo momento, será realizado também o maior festival de arte urbana do Recife, que entrará decisivamente no calendário anual da cidade. O R.U.A - Recife Urbana Arte, promete invadir o Bairro do Recife em março de 2018, com as mais variadas manifestações culturais formadoras da identidade cultural da cidade.
O cadastro de artistas teve início no dia 16 de outubro e deve ser feito presencialmente, na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, no 7º andar da Prefeitura do Recife. O Colorindo o Recife foi lançado em 2013 e agora faz parte da nova política voltada à ocupação de espaços públicos da capital. Já inserido no pacote de ações, em 2017, o Recife teve o primeiro Carnaval do Brasil decorado com ilustrações de renomados grafiteiros.
As novas ações são uma continuidade das já realizadas dentro do programa Colorindo o Recife. A ideia é prosseguir utilizando o grafite como instrumento de apropriação dos espaços públicos e restauração da cidade, além de criar novos atrativos turísticos. Por isso, neste primeiro momento, a partir de novembro, já estão previstas intervenções em 15 espaços da cidade. Dentre elas, túnel Chico Science, o muro do Metrô de Afogados e o túnel do Pina. Como esses, serão contemplados muros, viadutos, pontes, escolas, unidades de saúde, skate park, entre outros.
Os alunos das escolas públicas municipais e jovens de bairros nas seis RPAs, serão beneficiados com mais 15 oficinas educativas-culturais. As aulas práticas pretendem promover para os participantes a experimentação, iniciação artística e o conhecimento das técnicas da arte do grafite como forma de inclusão social e empreendedora. As oficinas resultarão na pintura de mais 15 espaços da cidade, dentro das comunidades atendidas. Com as oficinas e os novos painéis, pelo menos 30 grafiteiros serão beneficiados neste ano.
Para se credenciar, os artistas passarão por quatro etapas: inscrição, habilitação, análise dos documentos e a efetiva contratação. Após passar pela etapa de habilitação e checagem da documentação, os artistas, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, serão escolhidos por sorteio e o resultado sairá no dia 9 de novembro. A partir daí, serão iniciadas as pinturas e as oficinas. A lista de documentos e todos os detalhes de como deve se dar o credenciamento estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife.
O R.U.A. - Em março de 2018, o Bairro do Recife ficará completamente tomado pela arte de rua. Moda, música, grafite, literatura, teatro, dança que utilizam as vias públicas como palco, terão espaço no Recife Urbana Arte, o R.U.A. Os principais acessos do bairro ficarão tomados por atividade durante todo o dia. A banda Mundo Livre S.A. já está confirmada para tocar no palco principal do evento. Além dela, estão previstas apresentações artísticas com bandas da cena pernambucana, batalha de DJ’s, basket de rua e área para skate, patins, patinete e parkour, feira de arte e moda alternativa, batalha de MC’s, dança de rua, intervenções circenses, festival de HQ, festival de vinil e batalha de barbeiros.
Locais dos muros:
- Cemitério dos Ingleses – Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar , Santo Amaro
- TV Universitária, Santo Amaro
- Muro ao lado da Upinha do Arruda – Avenida Professor José dos Anjos, Arruda
- Viaduto da Avenida Norte com Agamenon Magalhães ,Torreão
- Conselho Tutelar 2 – Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Encruzilhada
- Hospital Helena Moura – Rua Cônego Barata, Tamarineira
- Muro da Maternidade Barros Lima – Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Casa Amarela
- Muro na Avenida Abdias de Carvalho, Cordeiro
- Túnel Benfica – Rua Real da Torre, Madalena / Benfica
- Túnel Chico Science – Rua Chico Science, Ilha do Retiro
- Muro do Metrô de Afogados - Avenida Sul Governador Cid Sampaio, Afogados
- Ponte do Pina – Avenida Antônio de Góes, Pina
- Túnel do Pina – Rua Manoel de Brito, Pina
- Skate Park – Boa Viagem, Boa Viagem
Espaços públicos e escolas beneficiadas com as oficinas:
- Centro Clarice Lispector - Rua Bernardino Guimarães, Santo Amaro
- Escola Reitor João Alfredo – Rua Senador José Henrique, Ilha do Leite
- Escola Costa Porto – Rua Cabo Eutrópio, Ilha Joana Bezerra
- Escola Antônio Heráclito do Rego – Rua Manoel Silva, Água Fria
- Escola Paulo VI – Rua Guaíra, Linha do Tiro
- Escola Profissionalizante Dom Bosco - Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Casa Amarela
- Escola Professor Nilo Pereira – Estrada do Arraial, Tamarineira
- Escola São Cristovão – Rua Cassiterita, Brejo da Guabiraba
- Escola Municipal Iputinga – Rua Cel. Fernando Furtado, Cordeiro
- Escola Divino Espírito Santo – Praça do Caxangá, Caxangá
- Caps Rene Ribeiro – Rua Professor Augusto Wanderley Filho, Afogados
- Professor Antônio de Brito Alves – Rua Ernesto Cavalcanti, Mustardinha
- Dom Bosco - Rua Alvenópolis, Jardim São Paulo
- Escola Karla Patrícia – Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, Boa Viagem
- Escola Florestan Fernandes – Rua Rio Parnaíba, Ibura