Estudantes da Antônio Heráclio aprendem inglês através de vivência de Dia das Bruxas
Estudantes de dez turmas do 6º ao nono ano da Escola Antônio Heráclio, em Água Fria, comemoraram em grande estilo a chegada do Halloween, festa que comemora o dia das Bruxas. O evento realizado no último dia 1 de novembro, fez parte do conteúdo programático das aulas de inglês, ministrada pela professora Adalgisa Xavier.
Após meses de discussão e um processo trabalhado em sala de aula, os alunos levaram uma semana para reproduzir a ambiência do Halloween dentro de uma sala de aula da unidade, que virou a ‘Casa do Terror’. Estudantes e professores recolheram material reciclável, reaproveiraram objetos de outras matérias como o esqueleto da aula de ciências, recolheram madeira para confeccionar o caixão e armaram um cenário de arrepiar.
O evento se dividiu em duas etapas. Durante a manhã, os alunos puderam vivenciar a atividade “tricks or treats” ou brincadeiras e travessuras, dentro da casa do terror. No passeio os alunos puderam entender a história do Halloween, o significado de seus símbolos e suas lendas. À tarde, as turmas fizeram apresentações musicais e de dança, todas em inglês. Com coreografia desenvolvida pelos próprios estudantes, a atividade fez sucesso e arrancou gritos e aplausos.
Há três anos à frente da disciplina de Língua Inglesa no colégio, a professora Adalgisa buscou um processo dinâmico para envolver os alunos. “Ouvia muitas reclamações que as aulas eram monótonas, então vi que era preciso algo a mais para despertar o interesse deles. Começamos com uma coisa minúscula, mas hoje, com o envolvimento de toda a escola pudemos montar uma bela festa e pudemos ver nos olhos deles a satisfação de organizar e vivenciar uma ação construída por eles”, conta a professora.
E quem pensa que o Haloween ficou só nas aulas de inglês se engana. A professora Jane Felix, de Matemática foi a grande parceira das aulas. Para a montagem do caixão por exemplo, os alunos puderam vivenciar, na prática noções de volume, medidas e 3D. Os alunos João Vitor, Ryan Santos e Matheus Guimarães de 17 e 16 anos, respectivamente, do nono ano, contam que a didática ajudou na matéria. “Acho que fica muito mais fácil quando a professora aborda um tema que todos gostam porque chama mais atenção e ajuda principalmente no desempenho da matéria. Estamos tristes porque próximo ano vamos sair da escola. Fico pensando se na outra escola vai ter, porque é algo que gostamos de fazer”, conta Matheus.