Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.11.17 - 19h02

Estudantes de escolas municipais do Recife doam potes de vidro à maternidade

Os recipientes foram coletados durante gincana realizada no mês do aleitamento materno.

 

Alunos de seis escolas municipais do Recife entregam, nesta terça-feira (14), às 10h, potes de vidro à Maternidade Bandeira Filho, localizada em Afogados (Rua Londrina, s/n). Os recipientes foram arrecadados pelos estudantes durante uma gincana promovida pelo Programa Saúde na Escola, das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, dentro das atividades do Agosto Dourado, mês de promoção ao aleitamento materno.

Os estudantes têm em média 10 anos de idade e cursam o 5º ano. Durante a doação dos frascos, eles farão uma apresentação de cordel sobre amamentação e promoção do aleitamento materno, produzido pela turma. Os alunos também conhecerão as instalações do Banco de Leite Humano (BLH) da maternidade, possibilitando a integração dos conhecimentos abordados na escola com a vivência prática do serviço.

Em cada Distrito Sanitário, uma escola foi considerada vencedora, levando em consideração a quantidade de atividades relacionadas ao tema e o número de potes arrecadados. Venceram a gincana as seguintes escolas: Nossa Senhora do Pilar (DS I), Nova Aurora (DS II), Diná de Oliveira (DS IV), Vila São Miguel (DS V), Córrego da Bica (DS VII) e Ibura de Baixo (DS VIII).

Banco de Leite Humano – As  quatro maternidades municipais fazem coleta de Leite Humano, mas só a Maternidade Bandeira Filho tem banco de leite. A unidade recebeu certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. Quem quiser doar leite humano à Maternidade Bandeira Filho, deve entrar em contato pelo número 3355-2235 para receber orientações.

Qualquer pessoa pode doar as embalagens, que precisam ser de vidro e possuir tampa rosqueável de plástico. Esse requisito se deve à resistência do tipo de recipiente aos processos de esterilização, necessários para armazenar o leite humano.