PCR reúne 150 grupos de convivência de idosos em momento de integração
Representantes dos cerca de 150 grupos de convivência de idosos acompanhados pela Prefeitura do Recife se reuniram, nessa quarta-feira (29), num encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. O evento organizado pela Gerência da Pessoa Idosa do Recife aconteceu no Memorial da Medicina de Pernambuco, no Derby, e integrou a programação da 5ª Jornada de Direitos Humanos, que teve início no último dia 20 e prossegue até o próximo dia 10, com mais de 50 ações espalhadas pelos mais diversos espaços da cidade.
A programação no Memorial de Medicina teve como atração a apresentação do monólogo “Mulheres de Sol e Sangue”, comandado pela atriz e poeta Daniela Câmara e pelo músico Rodrigo Santos. Daniela utilizou textos poéticos de diversas autoras pernambucanas para contar um pouco da história da força e da fé da mulher nordestina, a exemplo de “Tejucupapo”, escrito pela estudante de Turismo Crislaine Venceslau, que acompanhou toda a encenação.
A pedidos, a atriz incorporou ao espetáculo de hoje o poema “Envelhecer”, de Luiza de Arruda, 79 anos, frequentadora do grupo de convivência Beija Flor, do Alto do Mandu, que também esteva presente no encontro. “Fiquei muito feliz quando recebi o convite para participar dessa ação da jornada. Acho os grupos de convivência de idosos muito importantes, pois ajudam essas pessoas a fazerem novos amigos, trocarem ideias, e, assim, resgatarem a cidadania”, avaliou Daniela.
Após aceitar a inclusão de seu poema nas próximas apresentações do espetáculo de Daniela Câmara, a pedido da própria atriz, Luiza Arruda ficou muito feliz e orgulhosa. “Participo de grupos de convivência há cerca de dez anos e acho que são espaços muito importantes para devolver ao idoso a alegria de viver”, refletiu.
Quem também ressaltou a importância de participar de um grupo de idosos foi o aposentado Ednaldo José Araújo, de 62 anos. “Moro na Madalena e faço parte do grupo Caminhando Feliz. Muitas vezes o idoso recebe, nesses grupos, o carinho e a atenção que gostaria de receber de seus familiares. No meu grupo, fiz amigos e todos me tratam bem”, garantiu.
Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, foi quem comandou o evento, com apoio de sua equipe. “Esse encontro é o fechamento festivo das reuniões mensais que promovemos durante todo o ano com os representantes dos 140 grupos de convivência que apoiamos em toda a cidade. Nessas reuniões, trabalhamos o fortalecimento desses grupos, pois eles acabam atuando como agentes multiplicadores do que foi discutido e apresentado, quando chegam a suas respectivas comunidades”, explicou a gestora.
JORNADA – Iniciada no último dia 20, a 5ª Jornada de Direitos Humanos (JDH) do Recife conta com mais de 50 ações, em todas as regiões da cidade, até o dia 10 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Palestras, rodas de diálogo, oficinas, espetáculos, emissão de documentos e cine-debates fazem parte da programação organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com diversas outras pastas da Prefeitura do Recife.
Os debates abordam as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde, igualdade racial, entre outros. A programação do evento, que este ano traz o tema “Passos à frente rumo à cidadania”, está disponível no nosso portal.