Ciência, Tecnologia e Inovação | 03.12.17 - 21h12
Secretaria da Mulher do Recife anuncia vencedores do concurso de jogos digitais Maria da Penha vai à Escola
O ganhador Conscientizando desenvolveu um jogo voltado para a descontrução do preconceito. Ao todo, forma distribuídos R$ 30 mil em prêmios (Foto: Pedro França/PCR)
Cinco jogos digitais foram desenvolvidos pelos programadores para o concurso Maria da Penha vai à Escola, da Secretaria da Mulher do Recife. O primeiro lugar ficou com o Conscientizando, uma plataforma que visa descontruir preconceitos entre as crianças e criar pontes de conhecimento. O anúncio dos vencedores foi realizado hoje (3), durante o concurso de maratona hacker, o Hacker Cidadão 5,.0, no Porto Mídia, Recife Antigo. A atividade fez parte dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
Os jogos tinham como objetivo promover a igualdade entre meninos e meninas no ambiente escolar. Os cinco produtos - Consicentizando, Maia x Desigualdade, As Aventuras de Maia, Maia e o Caminho da Igualdade, Empodera-te,visse?! - foram desenvolvidos em parceria com o curso de jogos digitais da Universidade Católica de Pernambuco. O material vencedor passará por atualizações com a Secretaria da Mulher e será disponibilizado gratuitamente para as escolas municipais.
Todos os programas trataram do enfrentamento à violência contra a mulher e o combate aos preconceitos de classe, raça, orientação sexual e às pessoas com deficiência. Além disto, trouxeram a personagem Maia Maravilha, uma jovem negra, protagonista do concurso, que utiliza o seu arsenal superpoderoso - microfone, gravador, caneta e livros- para defender a igualdade de gênero e a divulgar a Lei Maria da Penha. Ao todo, foram distribuídos R$ 30 mil em prêmios para os cinco primeiros colocados.
Segundo a gerente da Secretaria da Mulher, Inamara Mélo, a proposta é que o concurso seja anual. "O programa faz um trabalho com crianças e adolescentes. A gente está buscando uma forma interativa de falar com eles e os jogos foram muito bons. A ideia é que possamos fazer um concurso todo ano", disse. Os projetos selecionados passarão por um processo de adapatação nos próximos 30 dias e estarão disponíveis para download na Play Store.
Os primeiros lugares do concurso, Emmanuel Gomes e Danillo Rios, estudaram bastante para desenvolver o Conscientizando. "Tentei entender um pouco do que as mulheres passam no dia a dia e fazer algo para que as pessoas se interessassem", disse Emmanuel.
Entre os critérios de avaliação, estavam a criatividade, jogabilidade e diversão. Os vencedores levaram R$ 14 mil, o segundo e terceiro lugar (Maia x Desiguldade e As aventuras de Maia) ficaram com R$ 8 mil e R$ 4 mil respectivamente. Receberam menção honrosa os jogos Maia e o Caminho da Igualdade e Empodera-te, visse?!
MARIA DA PENHA VAI À ESCOLA - O Maria da Penha vai à Escola é uma ação desenvolvida no Recife com alunos 3º ao 9° ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino e os Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Em cada escola, são realizadas três oficinas sobre igualdade de gênero e Lei Maria da Penha com intuito de desconstruir o machismo e fortalecer a equidade entre homens e mulheres. Após as oficinas, cada turma realiza um encontro de culminância com tudo o que foi aprendido. Toda a comunidade escolar é envolvida no processo. A meta é que o programa atue, em 2017, em 50 novas escolas de ensino fundamental. Lançado em 2013 e, devido ao sucesso, implementado por decreto (n° 28.980), em março de 2014, o Maria da Penha já beneficiou mais de 7 mil alunos em 157 escolas da rede.