Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.12.17 - 13h38

Parque Dona Lindu vira polo de Educação nesta quarta (6)

img_alt

Ações contarão com 1000 estudantes em dois eventos e palestra do autor Pedro Bandeira (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Amanhã (6), o Parque Dona Lindu, será palco de dois eventos gratuitos da Secretaria de Educação do Recife que envolverão 1.000 estudantes da rede de ensino desde a  Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA)  Trata-se da IV Expoeducação e da Retrospectiva da EJA. As atividades começam às 14h e se estendem até às 21h30, com entrada franca. O objetivo principal é promover a troca de experiências e demonstrar projetos bem sucedidos promovidos pelos corpos docente e discente.

Entre 14h e 17h, divididos nos espaços do Foyer, Camarim e do Teatro Luiz Mendonça, acontece a IV Expoeducação, que envolverá 400 estudantes da educação infantil, anos iniciais e anos finais. Entre as atividades, contação de histórias, oficina de instrumentos musicais e de mosaicos, atividades lúdicas, provas de conhecimentos, e conversas com escritores de livros adotados pela rede de ensino, como Pedro Bandeira, ícone da literatura infanto-juvenil e cuja obra é adotada na rede municipal de ensino. Confira o que acontecerá em cada espaço.

 

Espaço Foyer – Educação Infantil

Aqui as atividades serão focadas no programa Brinqueducar,  composto por jogos didáticos, brinquedos e livros infantis destinados a crianças de 0 a 5 anos. No total, o  Brinqueducar, que faz parte do programa Escola do Futuro, atende 235 unidades de ensino da rede municipal e contempla 17 mil crianças.  O investimento total é de R$ 7,6 milhões, dos cofres municipais e, além do kit para escolas, o aluno também leva livros para casa.

Atividades: Conversa com os autores Ivan Zigg, Drica Shinohaa, oficina de instrumento musical e atividades lúdicas.

 

Espaço Camarim – Anos Iniciais

No espaço, as atividades serão focadas no projeto Aprova Brasil, material utilizado de forma complementar em sala de aula e também no contraturno desde maio de 2017, e que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e competência matemática. 

Atividades: Apresentação lúdica sobre temática de bullying e violência, oficina de mosaico, Provas de conhecimentos com conteúdos de língua portuguesa e matemática

 

Teatro Luiz Mendonça – Anos Finais

O espaço será dedicado a atividades dentro do projeto Aventuras da Leitura, que visa estimular fluência na leitura, prática considerada prioritária da gestão. Em junho de 2017, os estudantes de anos finais receberam dois livros cada e as atividades da quarta-feira giram em torno das obras de Pedro Bandeira, mestre da literatura infanto-juvenil e cuja obra é adotada na rede.

Atividades: apresentações cênicas de estudantes com releituras das obras de Pedro Bandeira em Cordel, Paródia, Peças de teatro e poesia, entre outros gêneros. A culminância do evento acontece com palestra do próprio Pedro Bandeira, às 16h20.

 

Programação noturna é dedicada a EJA 

No período noturno, as atividades acontecem entre 19h e 21h30 e são voltadas para 600 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Na ocasião, serão socializadas as ações desenvolvidas pela Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DEJA) em parceria com as Unidades Educacionais. A programação contará com apresentações culturais, exibição de vídeos e entrega de certificados/premiações para escolas participantes da Mostra e da Feira de Conhecimentos, ocorridas neste ano letivo.  Atualmente, a rede municipal conta com 7.826 alunos matriculados na modalidade EJA.