Recife de Coração nos Bairros chega à Nova Descoberta na última edição do ano
Após sete edições em 2017 e mais de oito mil pessoas beneficiadas, o Recife de Coração nos Bairros chegou ao bairro de Nova Descoberta neste domingo (17). Mais de mil pessoas passaram pela programação que contou com os tradicionais brinquedos infantis, atividades esportivas para todas as idades, polo de serviços de saúde e apresentações culturais. O evento totalmente gratuito é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com as demais secretarias municipais.
A piscina de bola, Touro Mecânico, Euro Banguy, cama elástica e a prática de esportes como vôlei, skate, slackline, basquete, minifutebol, badminton, handball foram o sucesso desta edição, com a participação massiva dos pequenos e dos adolescentes do bairro. Valéria Araújo levou os três sobrinhos desde o início do evento, às 14h, para aproveitar o polo infantil e só saiu no fim da diversão. “Eles amaram, não queriam sair mais dos brinquedos. Que domingo maravilhoso! Moro aqui perto e não podia perder”, contou.
No polo de serviços de saúde, estavam disponíveis diversos exames, como aferição de pressão, glicose e HIV. A equipe de profissionais da odontologia distribuiu pelo menos 400 kits com escova e pasta de dente para os participantes, que também assistiram à uma pequena palestra sobre como cuidar bem da saúde bucal.
Cláudia dos Santos, expôs e colocou à venda seus brinquedos infantis com material reciclado na feira de comercialização. Ela e o grupo de mulheres Artesãs do Parque Dois Irmãos, todas moradoras de Nova Descoberta, participaram do evento e ainda aproveitaram os demais serviços. “Vendemos muito bem hoje, o evento está sendo ótimo. Ainda parei alguns minutos para cuidar de mim, fiz os exames gratuitos e atualizei o teste de HIV”, comemorou.
Como já é característica do Recife de Coração nos Bairros, toda a comunidade se envolve na concepção e programação do evento. Por isso, não só os empreendedores locais participaram mais também, os grupos culturais subiram ao palco. Apresentaram-se as bandas do bairro Ideia Fixa e a Camelô, além da Orquestra 100% Mulher, que fez uma pequena prévia do carnaval com ritmos bem pernambucanos. O Dançando na Rua, promovido pela bailarina Andrea Carvalho, ainda trouxe apresentações artísticas com temas regionais e natalinos.