Sistema Público implanta novo sistema de gerenciamento e administração de emprego
No período de instalação do novo sistema e capacitação da equipe não haverá atendimento ao público no SPETR
O Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda do Recife (SPETR) estará recebendo, entre os dias 04 e 08 de abril, das 08h às 17h, capacitação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo é treinar a equipe do SPETR para operar o novo sistema de Gerenciamento e Administração de Emprego (MTE – mais emprego), recentemente implantado pelo MTE.
O novo sistema batizado de MTE - mais emprego traz muitas novidades, entre elas, está, a integração do sistema de intermediação de mão de obra e o seguro desemprego. No momento em que o trabalhador solicitar o seguro desemprego, imediatamente, poderá ser encaminhado para uma nova vaga de emprego.
Outra novidade é que o novo sistema funcionará via web. Assim, o usuário poderá acessar o próprio cadastro e acompanhar as vagas disponíveis no SPETR para seu perfil profissional de qualquer computador conectado à rede. A partir daí, o trabalhador só precisará se dirigir a uma das unidades do Sistema Público para adquirir a carta de encaminhamento, documento que apresentará a empresa com a vaga disponível para entrevista.
Com a alteração, todos os centros de intermediação de mão de obra, sejam municipais ou estaduais, terão uma única base de dados, e os trabalhadores, um registro único podendo ser encaminhado para vagas captadas por todas as instituições.
O novo sistema já está funcionando em oito estados: Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Roraima e Espírito Santo e até junho de 2011 já estará instalada em todo o país.
Durante o período da capacitação não haverá atendimento no Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda do Recife - SPETR. Os interessados nos serviços oferecidos pela entidade deverão dirigir-se a Agência do Trabalho do Governo do Estado, localizado na Rua da União, 293, ou na Rua da Aurora, 425, no bairro da Boa Vista.
Desde 1999 foram cadastrados no Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda mais de 257 mil trabalhadores.