Saúde capacita profissionais do Distrito Sanitário II sobre tuberculose
Condição de tratamento, discussão sobre a problemática da doença, sinais e sintomas serão alguns dos tópicos abordados no encontro
Por Natália Keise
Um grupo de 83 profissionais, entre médicos e enfermeiros do Distrito Sanitário II, participarão nesta segunda-feira (04), das 9h às 11h, de uma capacitação sobre tuberculose. A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, objetiva reforçar a luta contra a enfermidade a partir da prática de controle da doença. A mobilização ocorrerá no Auditório Capiba, 15° andar, sede da Prefeitura do Recife (Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife).
Condição de tratamento de casos de tuberculose, discussão sobre a problemática da moléstia, sinais e sintomas, formas de prevenção e trabalho de conscientização com a população, serão alguns dos tópicos abordados no encontro.
A atualização será ministrada por epidemiologistas e pelos coordenadores municipais de atenção à doença.
“A ideia da sensibilização é preparar os trabalhadores para lidar com a doença, detectar possíveis casos da enfermidade na localidade e levar aos usuários a importância do diagnóstico precoce”, frisou a Coordenadora Municipal de Atenção à Tuberculose do Recife, Júlia Vilela.
Ainda segundo Júlia, a capacitação visa aperfeiçoar a qualidade do serviço que os profissionais prestam a população. “Sem esquecer que precisamos, também, da participação efetiva da comunidade nessa luta. É preciso que os pacientes estejam esclarecidos e comprometidos com o tratamento”, complementou.
Atendimento – Atualmente, 113 unidades de saúde do Recife – entre postos e policlínicas - estão aptos a cuidar de quem adoece de tuberculose. O tratamento dura seis meses e não deve ser abandonado. O acompanhamento é feito junto às unidades do PSF, com profissionais capacitados, segundo protocolo do Ministério da Saúde.