Prorrogadas as inscrições para os editais da Frei Caneca FM
As propostas de programas de rádio podem ser enviadas até 9 de março
Os interessados em participar dos editais de ocupação da grade de programação da Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, ganharam mais duas semanas para elaborar suas propostas de programas de rádio. Devido ao grande número de solicitações, as inscrições foram prorrogadas até o dia 09 de março. Os dois processos seletivos têm por objetivo democratizar a programação e garantir espaço para produções radiofônicas da sociedade civil e de estudantes universitários.
O Edital de Ocupação de Grade é voltado para pessoas físicas ou jurídicas e também para rádios comunitárias outorgadas ou livres. As propostas devem ser para programas radiofônicos com duração de 60 ou 120 minutos, para promover debates e conhecimento nas áreas da cultura, cidadania, educação, entre outros. A ideia é possibilitar que mais de 40% do conteúdo veiculado na emissora seja produzido pela sociedade.
Já o Edital de Interprogramas é voltado para o público universitário, dos cursos da área de Comunicação Social, e contempla produtos radiofônicos com 3 a 5 minutos de duração. Os projetos aprovados devem ser produzidos de forma voluntária, ou seja, os editais não preveem verba pública para a produção. As inscrições dos dois editais devem ser feitas, preferencialmente, pela internet, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de fevereiro de 2018, através do site www.freicanecafm.org.
Os programas e interprogramas serão avaliados, entre outros critérios, pela inovação e adequação técnica, pela afinidade com as diretrizes da emissora e com as propostas da Sociedade Civil para a Frei Caneca FM, que podem ser conferidas aqui. A Comissão de Avaliação e Seleção será formada por até cinco pessoas, tendo ao menos um representante da área de Comunicação, um representante de segmento artístico, e um representante da sociedade civil.
FREI CANECA - A Frei Caneca FM é uma emissora pública ligada à Prefeitura do Recife. Criada por meio de lei, em 1960, a rádio começou a transmitir, em caráter experimental, uma programação musical inovadora, em junho de 2016. Considerada uma conquista da sociedade civil, que pleiteia a democratização da comunicação, a Frei Caneca está se preparando para colocar uma nova programação no ar, com locução, incluindo o conteúdo selecionado por meio dos editais. Com o processo seletivo, pretende-se possibilitar que mais de 40% do conteúdo veiculado na emissora seja produzido pela sociedade.
Saiba mais: www.freicanecafm.org.