CTTU implanta nova circulação na Avenida Norte a partir deste sábado (3)
Neste sábado (3), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai implantar mais uma mudança de circulação na Avenida Norte. Dessa vez, as mudanças serão realizadas no entorno da Praça Castro Alves e consiste na implantação de dois binários, o primeiro entre as ruas Marechal Deodoro e Augusto Rodrigues, e o segundo entre as ruas Guadalupe e Marquês do Paraná.
A partir desta sexta-feira (2), equipes da Prefeitura do Recife irão realizar um trabalho de divulgação, distribuindo material informativo ao longo da próxima semana. Essa é a quarta intervenção a ser implantada na Avenida Norte, que já foi beneficiada com novos planos de circulação como a eliminação dos giros à esquerda nos cruzamentos com as avenidas Professor José dos Anjos e Cruz Cabugá desde fevereiro de 2017.
Com a nova circulação, a Rua Marechal Deodoro passa a ter o sentido invertido, tornando-se mão única em direção ao bairro Campo Grande. Do outro lado, a Rua Augusto Rodrigues, que é mão dupla, passa a ter sentido único em direção à Avenida Norte, formando um binário com a Rua Marechal Deodoro. Para complementar o novo desenho, a Rua Ladário de Souza, que é mão dupla, passa a ser sentido único em direção à Rua Augusto Rodrigues.
Já o segundo binário será formado com a mudança de circulação da Rua Marquês do Paraná, que a partir da Rua Gomes Pacheco terá o sentido invertido, dando acesso à Avenida Norte (o restante da via permanece mão dupla, possibilitando o acesso direto da Avenida João de Barros). A inversão de sentido também ocorrerá na Rua Guadalupe, que atualmente tem sentido para a Avenida Norte e, com a mudança, passa a dar acesso ao Bairro do Espinheiro. A circulação também será modificada na Rua Gomes Pacheco, que deixa de ser mão dupla para se tornar mão única em direção à Rua Afonso Batista, a partir da interseção com a Rua Guadalupe.
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da iniciativa para a melhoria da fluidez da área. "As ações que estamos implantado ao longo da Avenida Norte faz parte de um estudo de circulação para toda a via que tem por objetivo dar maior fluidez aos veículos e garantir mais segurança para os pedestres. Trata-se de um importante corredor de transporte público e de um dos principais acessos para centro da cidade, com uma circulação diária de 58 mil veículos", explica Taciana.
Para regulamentar a nova circulação, a CTTU vai implantar toda a sinalização horizontal, incluindo 16 faixas de pedestres e 116 placas de sinalização vertical. Além disso, equipes de agentes e orientadores de trânsito estarão dispostas nos principais pontos de mudanças para orientar os condutores que circulam na área. Materiais informativos também serão distribuídos para pedestres e condutores a partir desta sexta-feira (3).