Procon Recife participa de ação relativa ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
“Meu filho pagou a matrícula numa faculdade particular, mas eles não fecharam a turma e o curso não vai acontecer. Mesmo assim, a instituição não quer devolver o dinheiro”. A dona de casa Cristiane Lino, moradora de Jardim São Paulo, procurou a equipe do Procon Recife, na manhã desta quinta (15), durante a ação que marcou o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, para apresentar a queixa e buscar orientações sobre como fazer valer seus direitos.
O trabalho aconteceu na estação Recife do metrô, com a participação do Procon-PE, Adeccon, MPPE, OAB e outras entidades ligadas à defesa do consumidor. Durante a manhã, a equipe realizou 42 atendimentos e 28 orientações jurídicas, distribuindo também 500 cartilhas informativas.
Outro consumidor que aproveitou o evento para buscar seus direitos foi o aposentado Gutemberg Vitorino. “Tenho dívida com um banco e quero pagar, mas eles só querem receber se for do jeito deles. Tentei renegociar, mas não aceitam. A dívida é de R$ 1.400, dividida em quatro vezes, mas querem me cobrar 5 mil de uma vez só”, afirmou.
“Só no ano passado, fizemos mais de 9 mil atendimentos, com índice de resolução de 91,59%. Os casos que não obtiveram uma solução inicial amigável foram transformados em processo administrativo, onde foram impostas as penalidades cabíveis”, informa a gerente-geral de Defesa do Consumidor do Procon Recife, Raquel Moraes. Houve também dois mutirões de renegociação de dívidas, que juntos beneficiaram cerca de 1.900 pessoas.
ATENDIMENTO – A população pode acionar o Procon Recife pelos telefones 0800-2811311 e 3355-3290, além do e-mail procon@recife.pe.gov.br. O órgão fica na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e atende o público das 8h às 13h. Há também os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Escritor Ariano Suassuna, que fica na avenida General San Martin, s/n, esquina com a Abdias de Carvalho.