Banda Sinfônica do Recife realiza primeiro concerto do ano
Estreia da temporada 2018 foi ontem, no Teatro de Santa Isabel. Próxima apresentação será no dia 24 de abril
Sob fortes aplausos, num Teatro de Santa Isabel lotado, a Banda Sinfônica do Recife, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, realizou o primeiro concerto oficial da temporada 2018.
Oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o concerto foi iniciado com a Sinfonia nº 40 composta em 1788, por um dos, maiores compositores do ocidente: Mozart. Em seguida, foi a vez da músicaRushmore, do compositor americano neoclássico Alfred Reed.
A noite embalada por grandes clássicos estava apenas começando. Saindo um pouco do mundo erudito, o terceiro momento foi dedicado a grandes músicas brasileiras, que começou com a interpretação de um medley com sucessos de um dos maiores compositores da música popular nacional, Pixinguinha, e seguiu com a música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Saindo do repertório brasileiro e partindo para o Jazz, a banda tocou Spain, do pianista e tecladista estadunidense Chick Corea.
O ápice do concerto foi a interpretação das trilhas sonoras do cinema. Os músicos executaram a suíte sinfônica do filme Piratas do Caribe, do compositor erudito alemão Klaus Badelt. E, para se despedir do caloroso público, a Banda tocou a Dança dos Atores, da ópera A Dama de Orleans, do compositor romântico russo Peter Tchaikovsky.
Pela primeira vez prestigiando o concerto da Banda Sinfônica do Recife e conhecendo o Teatro de Santa Isabel, a estudante Dayanna Albuquerque, 23 anos, era só ansiedade. “Apesar de amar teatro, não conhecia o Santa Isabel. Sempre quis participar do concerto, pois meu irmão e amigos comentavam que é maravilhoso. Pesquisei na internet e, quando vi que era de graça, chamei um grupo de amigas”, contou.
A contadora Márcia de Paula, 47 anos, levou a família inteira para conhecer o concerto da Banda Sinfônica. “Como meu filho de 8 anos começou aulas de piano, pesquisei sobre eventos de música na cidade e descobri o concerto. É um momento único que agrada toda a família.”
Também contador e marido de Márcia, Francisco de Paula, 55 anos, estava muito contente em participar do primeiro concerto da Banda Sinfônica deste ano. “Esse show é espetacular. Todos os recifenses precisam conhecer de perto o trabalho e talento desses músicos, grandes talentos da nossa música. Sem falar que é de graça”, concluiu, entusiasmado.
A aposentada Maria do Carmo Albuquerque, 65 anos, já perdeu as contas de quantas vezes assistiu ao concerto da Banda. “Eu gosto porque os músicos mesclam músicas nacionais e internacionais, atuais e as que lembram minha juventude.”
Os concertos da Banda Sinfônica do Recife, oferecidos pela Prefeitura do Recife, são gratuitos e acontecem toda última quarta-feira do mês. Em abril, a apresentação será no dia 24.