Projeto de oficinas do Pronasci leva música e arte para a comunidade
A iniciativa beneficia os jovens matriculados no Centro de Juventude de Santo Amaro
Na manhã desta sexta-feira (06), aconteceu a aula inaugural das oficinas de Inserção no Mundo das Artes, no Centro de Juventude de Santo Amaro. A Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo, esteve presente no evento acompanhada pelo presidente do Instituto de Apoio Técnico Especializado à Cidadania (IATEC), Anacleto Julião, e pelo coordenador do Centro da Juventude de Santo Amaro, João Soares. O projeto é realizado pela Prefeitura do Recife por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
As aulas terão início na próxima segunda-feira (09), no período da manhã, e serão divididas em sete modalidades: artesanato com reciclagem, literatura de cordel, bijuteria, iniciação à música, confecção de instrumentos de percussão, fotografia e grafitagem. A iniciativa beneficia os jovens matriculados no Centro de Juventude de Santo Amaro.
Segundo a secretária Amparo Araújo, o principal assunto que será trabalhado com os participantes são os direitos humanos. Agradeço a participação de todos os jovens que vão trabalhar com arte, mas lembro que o ponto principal a ser trabalhado é a proteção e o respeito aos direitos humanos “, afirma Amparo Araújo.
A Diretoria de Segurança Cidadã da SDHSC promoveu, na manhã da última quinta-feira (05), uma oficina de integração e direitos humanos como parte da formação dos oficineiros. Na ocasião também estiveram presentes os pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, Bruno Viveiros Martins e Rafael da Cruz Alves. A temática dos direitos foi trabalhada durante a capacitação. Na seleção dos oficineiros, a Diretoria de Segurança Cidadã priorizou, entre outros requisitos, o fato de serem moradores de Santo Amaro ou de já terem participado de trabalhos no bairro.