NOTÍCIAS

Cultura | 09.05.11 - 18h50

Rejane Pereira visita mulheres desabrigadas por causa das chuvas

A secretária da Mulher pretende incluí-las nos programas da Prefeitura do Recife voltados ao gênero

Por Mauro Rossiter

A secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, iniciou nesta segunda-feira (09) uma série de visitas aos seis equipamentos municipais que estão abrigando as famílias atingidas pelas últimas chuvas. O primeiro local visitado foi a Escola Municipal Nilo Pereira, em Casa Amarela. O objetivo é traçar um perfil das mulheres alojadas para que no futuro elas possam ser inseridas em programas do Município.

Na próxima sexta-feira (13), a secretária retorna aos abrigos, acompanhada por Niedja Queiroz, responsável pela pasta de Assistência Social, para entregar kits de higiene pessoal e fraldas descartáveis que foram arrecadadas no Carnaval, durante o desfile do Bloco Nem Com Uma Flor.

Rejane Pereira reuniu as mulheres do abrigo para conversar e conhecê-las melhor. Assim que chegou ao local, relatou sua experiência pessoal. “Na cheia da década de 70 também estive abrigada, na antiga Fábrica da Macaxeira”, disse. O próximo passo é traçar o perfil dessas mulheres, através de um questionário, para saber quem são e como estão. “A intenção é fortalecer as mulheres. Vou percorrer os seis abrigos e pretendo ter como proposta que as mulheres possam ser qualificadas para nossos projetos e programas sociais, reafirmando nossas políticas de governo”, afirmou.

Maria da Conceição, 25 anos, grávida de cinco meses e mãe de um casal, está no abrigo há três dias. Mas apesar da situação, disse que está tendo uma boa assistência e que achou positivo o encontro com a secretária da Mulher. “Está tudo em ordem, estamos tendo toda a assistência possível. E o encontro com a secretária é bom para que a gente possa dizer o que está sentindo. É importante ter essa atenção, saber que tem pessoas preocupadas com a gente”, declarou.