Mutirão de limpeza de canais e galerias continua em ritmo intensificado
Ao todo, 120 operários estão em diversos pontos da cidade realizando os trabalhos relativos à Operação Inverno
Por Kellen Lima
Dando continuidade às ações da Operação Inverno, que pretendem prevenir transtornos neste período de chuvas, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), continua fazendo mutirão de limpeza de galerias, canaletas e canais, em diversos pontos da Cidade. Nesta terça-feira (10), não poderia ser diferente, por isso 120 homens trabalham distribuídos na Av. Norte, Barro, Comunidade do Bode (Pina), Afogados e Av. Dantas Barreto.
Atendendo a uma determinação do prefeito João da Costa, tais serviços, que costumavam ser feitos apenas durante a semana, passaram a ser executados também aos sábados, domingos e feriados. “Até o final do inverno continuaremos neste ritmo, mas é importante também que a população contribua, não jogando lixo nos canais, nas canaletas ou galerias”, afirmou Fernando Melo, diretor de Manutenção Urbana.
“Acho importante o pessoal fazer essa limpeza, porque fica difícil até para pegar ônibus quando as ruas ficam alagadas. Falam só de quem tem carro, mas quem não tem sofre muito mais com as poças”, disse a comerciária Silvany Gomes, 18 anos. E se as águas não escoam, o vilão é antigo conhecido dos operários que executam os serviços de manutenção: o lixo. “Tem muita coisa entupindo as galerias, principalmente sacola de plástico, aí as águas ficam aqui, paradas. Depois que a gente tira, fica tudo tranquilo”, enfatizou o trabalhador Alexandre Henrique.
Apoio - Até o momento 36 canais já foram limpos e até o próximo mês de junho pretende-se que um total de 66 tenham passado por manutenção. Para auxiliar na limpeza de galerias são utilizados dois caminhões com jato de sucção, normalmente usados em situações emergenciais. A Operação Inverno 2011 conta com verbas da ordem de R$ 10 milhões.