O som da rabeca marca o encerramento do projeto Arraial Sonoro nesta sexta
O projeto para um pouco para as festividades do São João e retorna ao Pátio de São Pedro em Agosto
Nesta sexta-feira (27), acontece o encerramento do Arraial Sonoro. E o instrumento musical escolhido para fechar com “chave de ouro” o projeto é a rabeca. O músico Seu Luiz Paixão é a grande atração da noite. Quem também se apresenta é Cláudio Rabeca e o Quarteto Olinda e o poeta Alan Sales. A festa começa a partir das 19h, no Pátio de São Pedro, e a entrada é gratuita.
O grande mestre da rabeca, Seu Luiz Paixão, mostra Seu estilo único, tocado apenas com três dedos (um acidente, ainda jovem, imobilizou seu dedo midinho esquerdo) no Pátio. O músico foi o responsável por ensinar a arte da rabeca a grandes artistas locais e internacionais, como Siba, Maciel Salu, Renata Rosa, Nicolas Krassic, entre outros.
A segunda atração da noite, Cláudio Rabeca e o Quarteto Olinda, promete tocar músicas de compositores tradicionais do autentico forró nordestino como Jackson do pandeiro, Luis Gonzaga, Jacinto Silva, Ary Lobo, Benedito do Rojão e Gurdurinha até os mais contemporâneos como Edmilson do Pífano, Siba Veloso, Maciel Salustiano e Nilton Jr. O grupo também inclui no repertório músicas autorais.
Seu Luiz Paixão - Nascido no engenho Palmeira, em Aliança-PE, neto, sobrinho e primo de ilustres rabequeiros, iniciou seu aprendizado aos oito anos, tirando de um e de outro a rabeca escondido pra tocar. Ao mesmo tempo, começava sua vida de camponês. Esta proximidade promoveu uma convivência mais intensa com os mestres, também camponeses. Mas, foi seu avô Manoel Alves, que o ensinou as escalas e os movimentos. Aos 13 anos iniciou sua trajetória musical e, aos 15, assume a rabeca do banco de cavalo marinho do lendário Mestre Batista, bem como o forró e o coco das noites de festa, nos engenhos da mata de Pernambuco e Paraíba.
Quarteto Olinda - A banda foi formada em maio de 2005 por músicos da cena local com o intuito de se apresentar no São João e de formar um grupo que representasse bem a musica regional pernambucana. Depois da festividade, por ter que se dedicar as suas bandas oficiais (A Roda, Bonsucesso Samba Clube, Academia da Berlinda, etc.) o grupo se dispersou. Em outubro do mesmo ano, os integrantes resolveram se juntar outra vez para uma temporada no bar Pitombeira em Olinda, dessa vez, junto com o músico rabequeiro Cláudio Rabeca, potiguar que mora em Recife desde 2002.
Serviço:
Arraial Sonoro
Quando: 27/05
Onde: Pátio de São Pedro
Hora: a partir das 19h