Atividade Cultural no Teatro Santa Isabel reúne mães de beneficiários do Programa Bolsa Escola
A peça trouxe a tona críticas sociais e temas como o amor platônico, a oposição ao preconceito racial e a impunidade.
Por Thayse Medeiros
Beneficiárias de 14 Escolas Municipais do Recife puderam assistir à peça ‘O Mulato’, no Teatro Santa Isabel, na tarde da última terça-feira (24). A história é uma adaptação do livro de Aluísio Azevedo, que foi escrito em 1881, e tinha como um dos principais temas uma denúncia social: “É retratada bem a separação entre brancos e negros que existiu aqui no país na época do Brasil colônia”, afirmou Taveira Junior, produtor da apresentação teatral.
Antes do início da peça, a recém empossada Secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano, reforçou a importância da arte na vida e na formação das pessoas. “Um dos compromissos da prefeitura é o de oferecer oportunidade para as pessoas apreciarem o que há de melhor na vida do ser humano, o entretenimento. A arte nos ajuda a respirar um mundo que não é o nosso”, disse a Secretária. Já Tereza Sato, diretora do Programa Bolsa Escola, relembrou que “a cidade do Recife é a única no país que paga uma bolsa de estudos para os alunos de suas escolas municipais”. E completou: “além disso, oferecemos cursos profissionalizantes para as mães dos alunos, já que o benefício pode ser passageiro, mas o conhecimento que elas adquirem ninguém tira, possibilitando uma nova fonte de renda para a família”, refletiu a diretora.
Mesmo antes da abertura das cortinas, as mães já se mostravam deslumbradas com a grandiosidade do teatro. “É a primeira vez que eu entro no Santa Isabel e estou impressionada. Nunca tinha imaginado que ele seria tão bonito. Quero voltar por aqui mais vezes”, comentou Josineide Ferreira, 32 anos, que é mãe de Edvandro e Jefferson, alunos da Escola Municipal Costa Porto, no Bairro de São José. Porém, em meio à plateia, havia também mães que conheciam muito bem o local. “Já é a terceira vez que venho assistir a uma peça aqui no Teatro Santa Isabel e todas elas vim com o convite do Bolsa Escola. É ótima essa oportunidade que o programa oferece pra quem não tem condições de entrar aqui”, relatou Gleisse da Costa, dona de casa de 31 anos que tem três filhos com idade entre 9 e 12 anos matriculados na rede municipal de ensino.