Festa do Fogo celebra Xangô no Pátio de São Pedro
Grande celebração ao Orixá Xangô, divindade do Trovão e da Justiça, que corresponde a São João no sincretismo religioso do Nordeste, a Festa do Fogo toma conta do Pátio de São Pedro nesta quarta-feira (27). A programação integra o Ciclo Junino do Recife e é realizada pela Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, com o apoio da Prefeitura do Recife.
Na cerimônia, que começa às 19h, serão entoados cânticos de louvor a Xangô e seus devotos comem o gbègìrì, prato predileto do orixá, feito com quiabo, carne de peito bovina, rabada bovina, camarão, castanha, amendoim, cebola, cebolinha, pimenta, sal e muito azeite de dendê para o santo.
O fogo, elemento principal de Xangô, também é reverenciado na festa. Como parte da cerimônia, os devotos dançam ao redor de uma grande fogueira, exaltando seu o rei com cânticos.
A festa, que, assim como a Exposição da Culinária Afro-Brasileira, realizada no último dia 20, no Sítio Trindade, promove o respeito e a solidariedade entre devotos e brincantes das mais variadas tradições, de diferentes matrizes, é aberta ao público.
Confira a programação:
Festa do Fogo
19h - Abertura (Cânticos ao ÒRÌSÀ ÈSÙ) e o Acender da Fogueira
19h30 - Continuação do SIRÈ (cânticos aos Òrìsà, Vodun, Nkise - Divindades do Panteão Africano)
21h - Cânticos para SÀNGÓ, HEVIOSO e NZAZI (Roda para o REI)
22h - Encerramento do SIRÈ (Cânticos e Rezas)