NOTÍCIAS

| 26.05.11 - 18h22

Secretaria de Saúde promove o encerramento do Recicriando

Encenações teatrais, exposição de trabalhos produzidos pela comunidade e feira de artesanato farão parte da mobilização

Por Natália Keise

Retirar o lixo do Meio Ambiente e reaproveitá-lo como forma de geração de renda. Este foi um dos principais aprendizados adquiridos pelos moradores da comunidade Santa Tereza, durante a quinta edição do Recicriando. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, sob coordenação da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Tereza, o evento encerrará suas atividades no bairro nesta sexta-feira (27), das 9h às 16h. O encerramento da ação ocorrerá no Campo de Santa Tereza, situado no bairro de Passarinho.

Para garantir a energia do público, profissionais do Programa Academia da Cidade farão uma grande aula de alongamento, objetivando a promoção de uma boa qualidade de vida. A mobilização também contará com encenações teatrais com foco na promoção do Meio Ambiente, exposição dos trabalhos produzidos pela comunidade durante as oficinas de reciclagem e feira de artesanato.

Além disso, uma banda de brega promete não deixar ninguém parado, com um repertório voltado para canções românticas que caíram no gosto dos recifenses. Cerca de 30 profissionais estarão envolvidos na ação, dentre eles, gestores, agentes comunitários de saúde (ACS), médicos e técnicos de enfermagem.

A sensibilização é mais uma maneira de cuidar do Meio Ambiente, realizando intervenções voltadas para o assunto, ensinando a comunidade a como tratar o lixo e reaproveitá-lo”, frisou, Maria da Paz, gerente de Educação em Saúde do Distrito Sanitário III, que compreende bairros como Morro da Conceição, Vasco da Gama e Brejo da Guabiraba.

A gerente também comentou sobre o futuro da mobilização: “Queremos também assumir o compromisso de realizar sempre uma ação conjunta com os moradores não só de Santa Tereza, mas também de outros locais do nosso Município, para que eles se tornem multiplicadores deste trabalho”.

A iniciativa conta com a parceria do Distrito Sanitário III, Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLURB), Programa Academia da Cidade, Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Movimento Desperta Povo, UFRPE, Conselho Distrital de Saúde, lideranças comunitárias, escolas, igrejas e ONGs da comunidade.