Prefeitura do Recife apresenta diretrizes urbanísticas para redesenho do projeto Novo Recife
A Prefeitura do Recife apresentou na tarde de hoje (10) as diretrizes urbanísticas que devem balizar o redesenho do projeto Novo Recife. As 287 contribuições que chegaram por e-mail à equipe técnica da PCR somaram-se ao documento base apresentado na audiência pública realizada no dia 17 de julho. O trabalho foi objeto de análise e consolidação por parte da prefeitura. De posse do material, caberá aos representantes do Consórcio Novo Recife, responsáveis pelo empreendimento, apresentar a adequação do projeto no prazo de 30 dias.
A proposta apresentada leva em consideração diretrizes urbanísticas que, sobretudo, buscam integrar o projeto à cidade e às pessoas. Foram considerados no documento conceitos urbanísticos relacionados com: uso não residencial no pavimento térreo dos empreendimentos; restauro e conservação de equipamentos e elementos históricos; intervenções que garantam a continuidade de vias de circulação existentes, dentre elas a Avenida Dantas Barreto; integração com as áreas públicas, principalmente no nível da rua; ruas transversais em nível com os passeios públicos e implantação de habitacional de interesse social em áreas próximas ao empreendimento. Todas as diretrizes estão disponíveis no site da prefeitura.
Do conjunto apresentado nas contribuições analisadas e sistematizadas pela Prefeitura, foram incorporadas ao documento das diretrizes urbanísticas requisitos relacionados aos seguintes temas: tipos de usos; intervenções viárias no entorno do empreendimento (arruamento); preservação e restauro; edificações e gabarito.
As 287 contribuições recebidas e analisadas pelos técnicos da PCR, foram abordados os seguintes assuntos, por exemplo: uso público das frentes d'água; áreas livres que contemplem parques, praças, ciclovias; uso misto dos empreendimentos; integração e continuidade do sistema viário em particular da Avenida Dantas Barreto e o sistema viário de acesso à Ponte Joaquim Cardoso; redução de gabaritos e coeficientes.
A consolidação das diretrizes estava prevista no conjunto de procedimentos estabelecidos para o processo negociado para a revisão do projeto Novo Recife. O documento servirá como referência para que os empreendedores apresentem uma nova versão do projeto que será apresentada e discutida em nova audiência pública.