João da Costa entrega conjunto habitacional no bairro da Torre
João da Costa recordou que aquele projeto foi uma das primeiras ordens de serviço assinadas pela sua gestão. Foto: Fernando Silva
Orquestra de frevo, bandinha de flauta doce e muita festa. Foi nesse clima que o prefeito João da Costa entregou, na noite dessa quarta feira (04), no bairro da Torre, os 16 apartamentos da 2ª etapa do conjunto habitacional Mangueira da Torre, dentro do projeto de urbanização da comunidade de 1,3 mil moradores, em execução pela autarquia Sanear. Localizado nas proximidades da Avenida Beira Rio, o novo conjunto teve as 37 primeiras moradias inauguradas em 2011, ficando as 16 restantes de um total de 69 para serem entregues até o final do ano. Além das moradias, o projeto incluiu a implantação de um sistema de esgotamento sanitário, abastecimento d`água e pavimentação e drenagem de dez vias e 16 acessos, com investimento de R$ 5,2 milhões.
Feliz e emocionado, João da Costa recordou que aquele projeto tinha sido uma das primeiras ordens de serviço assinadas pela sua gestão. “Essa é um das áreas mais nobres da Zona Oeste, com vários prédios de classe média, mas nós fizemos questão de mantê-los aqui, onde vocês nasceram e sempre lutaram por uma vida melhor. É por isso que estou muito feliz de voltar aqui para participar dessa festa”, ressaltou. O prefeito lembrou do caminho escolhido de investir o dinheiro público ouvindo a população por intermédio de mecanismos populares como o Prezeis e o Orçamento Participativo, recordando que, nesta quinta-feira (05), será lançado Ciclo do OP 2012.
Após citar obras importantes em diversos pontos da cidade, como a duplicação do viaduto Capitão Temudo, a Via Mangue e a nova ponte entre os bairros do Monteiro e Iputinga, o gestor frisou que sua maior alegria foi ter trabalhado pelos menos favorecidos. “O Recife ainda é uma cidade de muita pobreza, com muitas ruas sem calçamento, barreiras sem encostas protegidas e moradias insalubres. Fico feliz em ter contribuído para combater e diminuir essas desigualdades, a exemplo da nossa política habitacional, que entre conjuntos já inaugurados e em construção já soma quase cinco mil famílias beneficiadas, uma média de um conjunto entregue a cada dois meses”, ressaltou.
Para finalizar, João da Costa se dirigiu as 16 famílias que receberiam suas chaves minutos depois. “Muitos moradores dos prédios vizinhos olhavam para essa comunidade desejando que vocês saíssem daqui. Agora são vocês que vão olhar para o alto e com orgulho poder dizer: daqui não saí, daqui ninguém me tirou”, frisou, sob intensos aplausos.
Quando deixava a comunidade após entregar as primeiras chaves e visitar um dos apartamentos recém-inaugurados, João da Costa viveu mais uma emoção ao visitar o apartamento 102, do bloco 3, da agente de saúde Conceição Duarte. Beneficiada durante a entrega da primeira etapa, em 2011, ela queria mostrar ao prefeito as melhorias que realizou na sua casa, onde vive com o marido, Adelino Fernandes, e o filho Arthur José, de quatro anos. “Tenho 35 anos e sempre morei aqui. Vi muito prefeito prometer fazer alguma coisa pela Mangueira da Torre, mas nunca cumprir a palavra. Mas com João da Costa foi diferente, desde a primeira vez que esteve aqui ele disse que iria urbanizar nossa comunidade e entregar as casas. Ele é um homem de palavra e devemos tudo isso a Deus e a ele”, disse, com olhos molhados.
A solenidade foi acompanhada por secretários municipais, assessores executivos, presidentes de empresas e convidados. Além do prefeito, usaram da palavra o presidente da Sanear, Clodoaldo Torres, o deputado estadual Eriberto Medeiros e os vereadores Jairo Brito e Almir Fernando, que fizeram questão de ressaltar as obras e ações da gestão e o compromisso de João da Costa com os recifenses mais necessitados. Já os agradecimentos ficaram por conta das moradoras Mirtes Passos e Maria Ivete.