Procon-Recife orienta clientes sobre Planos de Saúde
De acordo com os dados do órgão, aumento abusivo, ajuste de preço e demora na marcação de consultas são as queixas mais registradas contra operadoras
A cada dia os usuários dos planos de saúde têm tido mais dificuldades quando precisa utilizar os serviços oferecidos pelas operadoras. Eles devem ficar atentos e denunciar as negativas de atendimento, demora ou recusas de liberação de exames ou cirurgias, reajustes abusivos, descredenciamentos de profissionais de saúde, hospitais e laboratórios, entre outras irregularidades.
De acordo com os dados do Procon-Recife, aumento abusivo, ajuste de preço e demora na marcação de consultas são as queixas mais registradas contra as operadoras de planos de saúde. Além da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), os consumidores dispõem de legislação reguladora de conduta para as empresas de saúde suplementar e devem fazer valer seus direitos, quando se sentirem lesados.
Para garantir os direitos, o usuário deve, em primeiro lugar, ler atentamente as cláusulas antes de assinar o contrato, guardar a segunda via, e verificar se a operadora tem registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelo telefone 0800.701.9656. Outra dica importante é escolher a empresa que melhor atenda as necessidades da família na questão de preços, rede credenciada e cobertura dos serviços médicos. Segundo a legislação em vigor, os planos de saúde não podem recusar nenhum cliente, seja idoso, com doença preexistente ou qualquer outro motivo.
O Procon-Recife funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby. Além do atendimento presencial, os consumidores dispõem do telefone 0800.281.1311, e do e-mail procon@recife.pe.gov.br. Para facilitar o atendimento, apresentar cópias da nota fiscal, contrato, ordem da carta de cobrança e propaganda ou carnês, de acordo com o motivo da queixa.