Comunidades lotaram plenárias nesta quarta
Mais de 1.500 pessoas votaram nas ações que visam melhorar a qualidade de vida da população
Mais de 1.500 pessoas estiveram presentes nas plenárias do Orçamento Participativo, na noite desta quarta-feira (15), nos bairros da Imbiribeira e Afogados. Ao todo, 44 delegados foram eleitos.
A plenária da Imbiribeira reuniu 900 pessoas e foi a segunda das quatro previstas para a microrregião 6.1 que abrange os bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep e Pina. Os participantes elegeram 31 delegados que irão defender as escolhas da população no fórum do OP.
Na Vila São Miguel, no Bairro de Afogados, ao todo, 671 pessoas votaram nas ações da microrregião 5.1 que irão fazer parte das 180 obras prioritárias. A comunidade elegeu 13 delegados.
Plenárias Regionais - Nessas reuniões, a população elege as dez obras prioritárias para seu bairro, além de delegados que irão defender suas intervenções no Conselho do OP. Cada pessoa poderá votar em até duas obras. Para participar, basta apresentar um documento de identificação com foto na entrada da plenária para fazer o cadastro.
Avanços – Durante a gestão do prefeito João da Costa, o Orçamento Participativo do Recife possibilitou investimentos em torno de R$ 415 milhões. Nesses dois anos, 234 mil pessoas participaram das atividades. Em 2009, o OP Recife atingiu o maior índice de participação popular da história do projeto, com 125.387 pessoas. As prioridades mais votadas pela população têm sido pavimentação e drenagem, habitação, contenção de encostas e saneamento básico.
O Orçamento Participativo do Recife é um importante espaço de debate e definição dos destinos da Cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do Orçamento da Prefeitura.