Jordão Alto é contemplado com obras de mobilidade
Moradores do Jordão comemoraram, na noite de véspera de Santo Antônio (12), a inauguração da Rua Atalaia. O prefeito João da Costa entregou obras de pavimentação, drenagem e tratamento de encosta da via, que recebeu investimento de cerca de R$ 1milhão, uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado e integra o Plano de Obras do Orçamento Participativo (OP).
O empreendimento beneficia aproximadamente 80 famílias que vivem na comunidade há 40 anos e que não tinham qualidade de vida com a precariedade da via, antes sem acesso à BR 101. A principal intervenção foi a construção de uma contenção de encosta em concreto, solicitada pelos moradores através do OP, para garantir mais segurança, principalmente no período de chuva. A comunidade também fica mais tranquila na época de inverno com a construção de uma rede de drenagem com 300 metros de extensão que vai evitar alagamentos.
O prefeito João da Costa, que foi recebido pelos moradores com festa, ressaltou a alegria em inaugurar a Rua Atalaia, que há 40 anos esperava pela intervenção e destacou ainda a luta da população em melhorar a sua comunidade através do OP. “Temos tirado as obras do papel com muito esforço. Sabemos das dificuldades de locomoção que os moradores da Atalaia passavam. A ladeira era um obstáculo para idosos, mães com crianças no colo e, hoje, toda comunidade comemora com a melhoria na acessibilidade e mobilidade. Por isso esta noite é de uma enorme alegria”, destacou.
Moradora da localidade há mais de 30 anos, a aposentada Dona Lilka Lopes conta que sofria com os buracos na rua. “Hoje sei que não irei mais conviver com os buracos e a lama na porta da minha casa”, reforçou.
A Prefeitura do Recife pavimentou a via, ligando o bairro do Jordão Alto a BR 101. Agora, a Rua Atalaia conta com 1,75 Km de asfalto.
Plano de Obras – A Rua Atalaia foi beneficiada pelo 2º Plano de Obras do Orçamento Participativo. O pacote de ações é uma parceria da PCR com o Governo do Estado e tem investimento de 51,5 milhões para serviços de pavimentação, drenagem e contenção de encostas de 23 ruas, urbanização de dois canais e escadarias em 16 vias, contenção de encostas, além da construção de novas Academias da Cidade.